O onboarding é uma parte essencial de qualquer área de membros bem-sucedida.
Ele se refere ao processo de integração de novos usuários em sua comunidade, ajudando-os a se familiarizar com as ferramentas e recursos disponíveis.
O objetivo é garantir que os membros se sintam acolhidos e engajados desde o início, para que possam aproveitar ao máximo sua experiência.
Trata-se de uma prática importante para produtores de conteúdo que trabalham com comunidades.
O onboarding pode incluir tutoriais em vídeo, guias passo a passo e sessões de treinamento ao vivo, bem como uma comunicação clara e constante com seus membros.
Na MemberKit, entendemos a importância de um bom onboarding e oferecemos recursos completos e personalizáveis para ajudá-lo a criar uma área de membros de sucesso!
Acompanhe-nos enquanto exploramos mais sobre o que é onboarding e como ele pode ser implementado em sua área de membros.
A palavra "onboarding" tem sua origem na indústria de transporte marítimo.
Nesse segmento, o termo faz referência ao processo de embarque de tripulantes a bordo de navios.
Com o tempo e a globalização, essa palavra passou a ser adotada por outras indústrias.
Atualmente, o “onboarding” é amplamente utilizado no contexto de recursos humanos, software e tecnologia, o que também inclui o nicho de LMSs como a MemberKit.
No contexto de uma área de membros, o onboarding se refere ao processo de integração de novas pessoas à plataforma.
Trata-se de uma etapa projetada para ajudar os membros a se familiarizarem com as ferramentas e recursos disponíveis.
Em nosso segmento, esse processo é crucial para garantir que os membros tenham uma experiência positiva e produtiva.
Faz parte do processo de onboarding, por exemplo, criar um documento com boas práticas para os recém-chegados.
Ao fornecer recursos e orientações claras desde o início, o infoprodutor pode ajudar a garantir que seus alunos tenham uma transição tranquila para sua comunidade e se tornem membros ativos e engajados a longo prazo.
Como resultado, isso pode refletir em métricas (como o NPS) melhores.
Muitas vezes o onboarding pode ser visto como um processo que pertence exclusivamente ao setor de recursos humanos de grandes empresas.
Contudo, essa visão está mudando rapidamente, especialmente no nicho de produtos digitais.
Infoprodutores de sucesso que oferecem seus cursos em áreas de membro perceberam que não basta desenvolver uma página de vendas bonita para obter sucesso.
É preciso se preocupar com a “recepção” desses novos alunos.
Ao fazer um bom onboarding, os produtores garantem uma experiência positiva do usuário e retenção de clientes a longo prazo.
Já falamos sobre como esse processo é uma etapa crucial para garantir o sucesso do seu negócio.
Mas qual é de fato a importância do onboarding no contexto de uma área de membros?
Quando bem feito, esse processo pode afetar diretamente a experiência do usuário na sua plataforma.
Afinal, estamos falando da “primeira impressão” que ele vai ter do seu produto.
Se não for bem feito, pode levar à desistência e até mesmo prejudicar a imagem da sua marca.
A importância do onboarding está em garantir que o usuário entenda como utilizar sua plataforma de maneira eficiente.
Ao fazer isso, você pode reduzir a curva de aprendizado e aumentar a satisfação e engajamento do usuário.
Mas existem outros benefícios de se fazer onboarding em sua área de membros.
O processo de onboarding pode trazer inúmeros benefícios para a área de membros de um produto digital.
A seguir, listamos alguns dos principais:
O processo de onboarding permite que os clientes tenham uma experiência mais satisfatória e eficiente em relação ao uso da área de membros.
Dessa forma, eles tendem a permanecer mais tempo como usuários do produto digital, aumentando a retenção de clientes.
Ao percorrer um processo de onboarding bem estruturado, o cliente se sente mais confortável em relação ao uso da área de membros.
Isso tem o potencial gigantesco de aumentar a sua satisfação com o infoproduto.
Com isso, ele também tende a indicar o produto para outras pessoas, o que pode gerar novos clientes.
O processo de onboarding permite que o cliente entenda melhor o produto e seus recursos – além dos benefícios.
Assim, ele tem mais facilidade para utilizá-lo da forma correta.
Como consequência, o cliente pode melhorar a sua experiência e diminuir a possibilidade de erros.
Em conexão com o benefício anterior, oferecer um processo de onboarding eficiente reduz o número de dúvidas e problemas que possam surgir durante o uso da área de membros.
Isso melhora a satisfação do cliente e reduz a necessidade de suporte.
O processo de onboarding permite que o cliente tenha uma experiência personalizada.
Ao passar por essa etapa, ele se sente valorizado pelo produtor.
Com isso, ele tende a criar um relacionamento mais forte com o infoproduto, aumentando sua fidelidade à marca ou à pessoa.
O processo de onboarding não traz benefícios apenas para os alunos.
O infoprodutor também ganha ao entender melhor as próprias funcionalidades da área de membros e saber como utilizá-las com eficiência.
Entender, por exemplo, o processo de gamificação para explicá-lo aos clientes pode trazer descobertas interessantes ao produtor.
Dessa forma, ele consegue realizar suas tarefas de forma mais rápida e eficiente, o que melhora a sua própria experiência como usuário da área de membros.
Ao oferecer um processo de onboarding bem estruturado, o cliente percebe que o produto digital é de qualidade e se importa com sua experiência.
Isso aumenta a percepção de valor do produto e faz com que ele seja visto como uma solução eficiente para as necessidades do cliente.
Durante o processo de onboarding, é possível coletar feedbacks do cliente em relação ao produto digital e ao processo de onboarding em si.
Esses feedbacks podem ser utilizados para aprimorar a área de membros e torná-la ainda mais eficiente para o cliente.
Talvez seja necessário também trabalhar a estruturação das aulas e para isso nós também temos uma dica especial.
Ao coletar feedbacks e entender melhor as necessidades do cliente durante o processo de onboarding, é possível realizar melhorias contínuas no produto digital como um todo.
Isso contribui para sua evolução e aprimoramento constante.
Ficar de olhos nas métricas, como no NPS ou na métrica exclusiva da MemberKit, o Mscore, também pode ajudar.
Manter o churn rate, ou taxa de rejeição, em níveis baixos é um dos grandes desafios de uma área de membros de um produto digital.
Quando os usuários passam por uma boa experiência de onboarding, eles se sentem mais confiantes em utilizar o produto ou serviço, o que os leva a permanecer na plataforma por mais tempo.
Se você não conhecia o churn rate, pode ser interessante conhecer esses outros indicadores importantes para um produtor de conteúdo.
O processo de onboarding pode variar dependendo do negócio.
Mas existem algumas boas práticas que podem ser aplicadas em qualquer área de membros para garantir que os novos usuários tenham uma experiência positiva desde o início.
Aqui estão 6 passos sobre como fazer o onboarding da forma correta:
A primeira impressão geralmente é a que fica.
Portanto, comece o processo de onboarding com uma mensagem acolhedora que mostre que você valoriza a decisão do novo membro de se juntar à sua comunidade.
Uma mensagem personalizada de boas-vindas é uma ótima maneira de fazer isso.
Mostre ao novo membro o que ele pode esperar na sua área de membros.
Explique quais são os benefícios que ele receberá, como ter acesso a conteúdo exclusivo, ferramentas, suporte, etc.
Também é importante deixar claro quais são as expectativas em relação ao novo membro, como por exemplo, participar ativamente da comunidade.
Essa é uma das partes principais do onboarding.
Apresente a interface, como funciona a navegação, onde encontrar os recursos disponíveis, etc.
Considere criar um guia de introdução que possa ser facilmente acessado pelo novo membro.
Um desmembramento do passo anterior pode ser a criação de um tour pela área de membros.
Se a sua estrutura de cursos e aula é complexa, pode ser útil criar um tour guiado para ajudar o novo membro a se familiarizar com a plataforma.
Considere criar vídeos explicativos, tutoriais ou até mesmo webinários para ajudá-los a entender como usar todos os recursos disponíveis.
Oferecer um bom suporte faz parte do nosso guia de boas práticas da MemberKit.
É importante que o novo membro saiba que ele pode contar com suporte se tiver alguma dúvida ou problema.
Deixe claro como o suporte pode ser contatado, como os tempos de resposta funcionam e quais são as opções disponíveis para resolução de problemas.
Por fim, é importante promover essa interação entre os usuários.
Uma área de membros é um espaço onde estão pessoas que compartilham interesses em comum.
É importante incentivar a interação entre os membros, seja por meio de fóruns de discussão, grupos de interesse, comentários nas aulas ou outros recursos.
Isso ajuda a criar um senso de comunidade e a manter os membros engajados.
Você estruturou e aplicou corretamente o processo de onboarding.
Mas como ter certeza de que ele está sendo eficiente para receber os novos usuários em sua área de membros?
Também temos algumas dicas importantes nesse sentido.
Uma das maneiras mais eficazes de avaliar a eficiência do processo de onboarding é por meio da análise das métricas de engajamento dos usuários.
Isso pode incluir indicadores como:
A MemberKit disponibiliza uma métrica exclusiva e muito interessante que pode indicar se há algum conteúdo em que os usuários estão “empacando”.
Outro método extremamente simples de avaliar a eficiência do processo de onboarding é por meio da realização de pesquisas com os usuários.
Essas pesquisas podem ajudar a identificar pontos fracos do processo, bem como sugestões para melhorá-lo.
Além disso, as pesquisas também podem ser utilizadas para medir o nível de satisfação dos usuários com o processo de onboarding e do infoproduto como um todo – lembre-se do NPS.
Por fim, é importante monitorar as interações dos usuários com a área de membros após a conclusão do processo de onboarding.
Infelizmente muitos usuários podem não ser totalmente honestos em uma pesquisa de satisfação.
Contudo, eles podem demonstrar a sua insatisfação com mais facilidade em um ambiente “público”.
Esse monitoramento pode incluir a análise das já mencionadas métricas, como a frequência de login, o tempo médio de uso da área de membros, entre outras.
Esses indicadores podem ajudar a identificar pontos fracos do processo de onboarding e indicar áreas que precisam de melhorias para manter os usuários engajados e satisfeitos.
O processo de onboarding é uma etapa fundamental para garantir que seus membros tenham a melhor experiência possível em sua área de membros.
É um investimento que pode trazer resultados significativos para o seu negócio, desde a redução do churn rate até a fidelização de clientes.
Nesse sentido, a MemberKit pode ser uma grande aliada no seu processo de onboarding.
Com a nossa plataforma, você pode criar um ambiente totalmente personalizado (o que inclui até um domínio personalizado) para seus membros, oferecer conteúdos exclusivos e de qualidade, além de disponibilizar ferramentas que tornam a experiência do usuário mais agradável.
Através da MemberKit, você pode criar um processo de onboarding bem estruturado e com o máximo de eficiência possível, garantindo a satisfação dos seus membros desde o primeiro contato.
Além disso, nossa equipe está sempre pronta para te ajudar a criar uma área de membros completa e de sucesso.
Não perca mais tempo com um processo de onboarding ineficiente.
Conte com a MemberKit e tenha a certeza de estar oferecendo a melhor experiência possível para seus membros!
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