Página de vendas: como fazer uma Landing Page de alta conversão

  • Avatar Eduardo Harada
  • 22 de março de 2023
  • 7min de leitura

Existe uma tendência crescente de pessoas venderem produtos ou serviços pela internet.

As redes sociais ajudaram a impulsionar diversos empresas e muitos utilizam essas plataformas para negociar.

Contudo, um site próprio certamente ainda é uma das estratégias mais buscadas e eficientes nesse ramo.

Seguindo essa lógica, muitos apostam na utilização de uma Página de Vendas, uma forma muito eficiente de oferecer serviços/produtos para o público.

Como especialista no nicho de infoprodutores, a MemberKit tem muitas dicas para compartilhar sobre o assunto.

A seguir, separamos algumas informações preciosas sobre o tema Página de Vendas.

São dicas essenciais para quem está pensando em montar uma e quer ter altas taxas de conversão.

Ficou interessado no assunto?

Então continue a leitura e aprenda tudo o que você precisa saber sobre Página de Vendas para infoprodutores de alto nível.

Índice de Conteúdo

O que é uma Página de Vendas?

Uma Página de Vendas nada mais é do que uma página criada com o objetivo de vender um produto ou serviço.

Esse recurso está dentro do escopo do que chamamos de Landing Page, páginas estáticas criadas para fins específicos, como a captura de leads ou o agradecimento após uma compra.

Nessa página, geralmente o infoprodutor experiente insere vídeos, descrições e listas de benefícios do que se está vendendo.

Nesse sentido, a Página de Vendas também pode ser entendida como uma vitrine virtual.

O objetivo é encantar e convencer o consumidor a fazer a compra.

Caso aconteça essa conversão, o fluxo segue com o cliente clicando em algum botão e sendo direcionado para uma página de checkout (geralmente externa), onde poderá fazer o pagamento e finalizar o pedido.

Página de Vendas vs. Loja virtual

Já que a Página de Vendas pode ser comparada a uma vitrine virtual, qual é a diferença dela para uma loja online tradicional?

Essa é uma boa pergunta, mas é fácil entender a distinção.

Uma loja virtual tradicional é um site que agrupa várias páginas de produtos com quantidades variadas.

Uma página de produto raramente é diferente de outra página de produto.

O consumidor escolhe os itens de sua preferência, adiciona eles no carrinho e procede para o checkout para finalizar a compra.

Um aspecto importante é que o checkout geralmente faz parte da própria infraestrutura da loja.

Já a Página de Vendas é especialmente desenvolvida para ser atrativa e favorecer a conversão.

Poderíamos dizer que se trata de uma página de produtos “turbinada”, mas que raramente é igual a outras Páginas de Vendas – mesmo que seja do mesmo infoprodutor.

Esse recurso é muito mais trabalhado, traz mais informações do que apenas descrições e geralmente concentra-se em apenas um produto – o que chamamos de estratégia monoproduto.

Outro detalhe importante é com relação ao checkout.

A finalização da compra em uma Página de Vendas frequentemente utiliza um checkout externo.

Isso fica bem evidente pela mudança no visual da página, que foca na simplicidade para transmitir segurança para o consumidor na hora do fechamento.

Elementos obrigatórios em uma Página de Vendas

Uma Página de Vendas é uma estratégia diferenciada e que pode potencializar significativamente as conversões.

Para isso, é preciso investir na criatividade e criar uma página realmente atraente aos olhos do consumidor.

Apesar disso, existem alguns elementos que sempre devem estar presentes em uma Página de Vendas.

Títulos e subtítulos

Assim como qualquer outra página na internet, a Landing Page para vendas precisa estar dividida em títulos e subtítulos.

Com isso, não estamos dizendo que deve haver um certo número desses elementos.

Pode ser que uma Página de Vendas tenha uma alta taxa de conversão com apenas um único título ou subtítulo.

Mas é fato que ao menos uma chamada muito bem formulada e posicionada será necessária para que a página seja realmente eficiente.

Caso muitas informações sejam apresentadas (e isso é normal em uma Página de Vendas), mais títulos e subtítulos serão exigidos para organizar o conteúdo.

A oferta

Em um passado não tão distante, poderíamos chamar esse elemento de “o texto da oferta”.

Porém, com o tempo, os infoprodutores avançados foram ficando cada vez mais criativos e fazendo ofertas que não estejam dependentes de um bloco de texto.

Como assim?

Há Páginas de Vendas que utilizam como oferta um vídeo.

Uma imagem muito bem planejada também pode ser usada como uma oferta.

O fato é que a oferta precisa acontecer – de um jeito ou de outro.

O formato de texto é bastante convidativo já que é possível explicar as condições favoráveis para aquela compra naquele exato momento.

Mas, dependendo da criatividade do infoprodutor, é possível fazer isso de outras formas.

Botão de CTA (call to action)

O último elemento obrigatório em uma Página de Vendas é um botão com um CTA (call to action) bem claro.

A tradução de “call to action” é “chamado para ação”.

Essa é uma das partes mais importantes desse tipo de Landing Page.

Posicionar bem o botão e utilizá-lo da forma correta pode fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso de uma conversão.

Dependendo da estrutura da Página de Vendas, mais de um botão pode ser utilizado.

Também é importante mencionar dois aspectos importantes:

  • O botão com CTA geralmente está bem próximo da oferta;
  • O texto do CTA deve ser curto e claro.

Errar nesses aspectos pode atrapalhar a conversão, ao passo que caprichar nesse sentido pode melhorar os resultados da Página de Vendas.

Elementos não-obrigatórios em uma Página de Vendas

Além dos elementos obrigatórios, existem muitos outros que podem preencher uma Página de Vendas.

Para que a Landing Page seja realmente atraente, esses recursos devem ser usados, mas eles podem ou não existir em estratégias específicas.

Depoimentos

Esse é um dos elementos mais convincentes em uma Página de Vendas – que se encaixa na categoria de prova social.

De tão importante, ele até que poderia ser considerado obrigatório.

Contudo, não são todos os infoprodutores que já contam com testemunhos favoráveis de seu produto ou serviço.

FAQ (Perguntas frequentes)

A utilização de um FAQ (em inglês, “frequently asked questions”) é uma forma eficiente de responder os principais questionamentos dos clientes.

Uma lista de perguntas frequentes pode diminuir consideravelmente as barreiras para o fechamento e quebrar os argumentos que impedem o cliente de comprar.

No entanto, é importante escolher as perguntas certas para serem respondidas e não exagerar no tamanho do FAQ.

Informações sobre a empresa/infoprodutor

Esse também é um elemento que pode ser importante, caso haja dados relevantes para compartilhar.

Isso porque dados sobre a empresa ou o infoprodutor podem ajudar a dar credibilidade e autoridade para a Página de Vendas e a oferta.

Se a pessoa ou organização por trás daquela página for reconhecida por seus méritos, maiores são as chances de o fechamento acontecer sem questionamentos.

Outros elementos

Além dos mencionados acima, outros elementos podem ser bem úteis em uma página de vendas, tais como:

  • Contador regressivo
  • Formulário para contato
  • Informações de garantia
  • Informações de envio
  • Formas de pagamento
  • Seção de comentários

Benefícios de uma Página de Vendas

A essa altura, você já deve ter percebido que a Página de Vendas é uma ferramenta importante para muitas estratégias de vendas.

No entanto, para ajudar a fixar essa informação, separamos a seguir os três maiores benefícios que essa Landing Page pode trazer para o seu negócio.

Aumenta o alcance da ação

A Página de Vendas foi criada para ser compartilhada.

É por isso que faz todo o sentido divulgar o link dessa página em todos os canais disponíveis, tais como:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios pagos; etc.

Também é interessante otimizar a página para SEO.

Dessa forma, o conteúdo pode aparecer em posições melhores nos mecanismos de busca, como o Google e Bing.

Todos esses métodos ajudam a levar mais tráfego para a Página de Vendas, ampliando a visibilidade do seu produto/serviço e aumentando as oportunidades de conversão.

Transmite credibilidade

Quando comparado a outros métodos de vendas, a utilização de uma Landing Page dedicada apresenta resultados bem favoráveis.

A venda direta por meio de redes sociais, por exemplo, pode não ser capaz de transmitir a credibilidade necessária e quebrar os questionamentos de autoridade.

A Página de Vendas, por oferecer espaço para esses elementos, ajuda a diminuir as barreiras que levam até a conversão.

Quando o cliente se sente mais seguro, maiores são as chances de que ele vai fechar a compra.

Aumenta a taxa de conversão

A utilização dos elementos de uma página de vendas pode potencializar significativamente a taxa de conversão.

Embora tenhamos dividido entre os obrigatórios e os não-obrigatórios, o ideal é utilizar os recursos que vão favorecer o convencimento e fechamento.

Quando comparado a uma loja virtual, a Página de Vendas é capaz de oferecer muito mais elementos que favoreçam a conversão, como as provas sociais, um contador para despertar urgência e assim por diante.

Como criar uma Página de Vendas

Agora que você já conhece a parte teórica, está na hora de partir para a prática.

Siga os passos a seguir para criar uma Página de Vendas de alta conversão.

1. Conheça o seu público-alvo

Essa é uma etapa indispensável para o início de qualquer negócio.

Porém, pode ser que para a oferta de um produto/serviço específico você queira mirar em um público-alvo diferente.

De qualquer forma, é importante entender onde o seu cliente em potencial está e como ele costuma se comunicar ou consumir conteúdo.

Isso vai ser determinante até mesmo na definição dos canais de divulgação que serão utilizados.

2. Capriche no conteúdo

A parte mais “trabalhosa” certamente é uma das mais importantes na criação de uma Página de Vendas.

Criar o conteúdo que será utilizado nessa Landing Page vai exigir muito estudo e revisão.

Por mais que você conheça todos os detalhes do produto/serviço, é preciso entender a melhor forma de falar sobre ele.

É nesta etapa que você vai aprender a utilizar gatilhos mentais, recursos visuais e outras ferramentas que podem ajudar no momento da conversão.

3. Trabalhe no layout e design

Uma apresentação bem feita pode aumentar significativamente as chances de sucesso da sua Página de Vendas.

Opte por uma página responsiva, que funcione muito bem, não importa qual seja o dispositivo usado para o acesso.

Também é interessante apostar em recursos modernos, como transições em parallax, fundos vibrantes, etc.

Se estiver inseguro com relação ao layout e design da Página de Vendas, uma boa ideia pode ser contar com ajuda profissional nesse caso.

Vale lembrar que existem diversas plataformas que oferecem modelos prontos a partir dos quais você pode alterar e criar sua própria página.

4. Colete feedback

Por fim, antes da publicação e divulgação da Página de Vendas é importante coletar feedback de outras pessoas.

Envie o seu link para pessoas chaves que poderão ajudá-lo a entender se essa Landing Page está realmente atraente ou precisa de correções.

Peça para que essas “cobaias” enxerguem a página como se fossem um consumidor pertencente ao grupo do público-alvo.

Dessa forma, a percepção de alguns detalhes poderá auxiliar na construção da Página de Vendas perfeita.

Como a MemberKit pode ajudar você

A criação de uma Página de Vendas é uma parte importante dentro da estratégia de um negócio.

Embora seja verdade que nem todas as ofertas precisam necessariamente de uma Landing Pages como essa, essa ferramenta pode ajudar a potencializar as conversões em diversos nichos.

Como provedora de uma plataforma de área de membros, a MemberKit sabe que nem todos os infoprodutores precisam de um espaço digital para gerenciar seus alunos e clientes.

Porém, oferecemos diversos recursos para aqueles que necessitam dessa plataforma para os seus negócios.

A MemberKit está preparada para atender os infoprodutores da melhor forma possível e receber os alunos/clientes que foram convertidos em sua Página de Vendas.

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