O mundo da educação está em constante evolução.
Com o avanço da tecnologia, novas formas de aprendizado surgem a todo o momento.
Uma dessas inovações é o chamado LMS, um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem que revolucionou a forma como as instituições de ensino oferecem cursos e treinamentos.
A MemberKit tem propriedade para falar sobre esse assunto pois se enquadra na categoria de LMS.
Disponibilizamos uma área de membros personalizada para infoprodutores oferecerem seus conteúdos de forma fácil e acessível.
Mas afinal, o que é LMS?
E como esse conceito está transformando a forma como as pessoas aprendem e ensinam?
Continue a leitura para aprender mais sobre esse tema!
Um LMS (Learning Management Systems, em inglês) é a sigla para Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem.
Trata-se de uma plataforma online que permite às pessoas criar, gerenciar e distribuir cursos e conteúdos de aprendizado.
Esse material geralmente é apresentado para uma audiência específica.
Pode ser, por exemplo:
Porém, a criação de conteúdo também pode mirar em um público mais variado, atingindo uma ampla gama de consumidores.
No universo digital e online, o LMS se tornou uma ferramenta indispensável no ensino.
Isso é especialmente válido para aqueles produtores de conteúdo que buscam oferecer um método de ensino de qualidade, escalável e acessível para todos.
Essa é uma dúvida que pode surgir ao entrarmos em contato com a definição de LMS.
A verdade é que EAD e LMS são conceitos relacionados, mas com funções diferentes.
O Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem é um software que permite a criação, gestão e administração de cursos online.
Trata-se da plataforma por meio da qual um produtor de conteúdo pode distribuir materiais, avaliações e acompanhar o desempenho dos alunos.
Já EAD, que significa "Educação a Distância", se refere a uma modalidade de ensino.
Essa modalidade utiliza tecnologias digitais para transmitir conhecimento de forma não presencial.
Portanto, o LMS é a ferramenta que dá suporte ao ensino online, enquanto o EAD é uma metodologia de ensino que se utiliza dessa plataforma para disseminar o conhecimento.
É importante destacar que um LMS não é necessariamente dividido em partes.
Essa é uma divisão teórica que nos ajuda a entender como os componentes dessa plataforma atuam e como eles resolvem problemas na transmissão de conhecimento.
Também é preciso dizer que nem todos os Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem são iguais.
Dependendo do provedor do LMS (aquele que oferece a plataforma de ensino), o sistema pode ter mais ou menos partes.
Isso também pode variar de acordo com as necessidades específicas dos clientes.
Mas a seguir separamos algumas partes comuns que geralmente encontramos em um LMS.
Essa é a parte do sistema com a qual o aluno interage.
É por meio dessas páginas que ele consome o conteúdo, consulta informações do curso e realiza outras atividades.
É normal a interface de usuário também disponibilizar um painel onde é possível administrar algumas informações, como dados pessoais e de acesso (senha, por exemplo).
O outro lado da interface do usuário é a parte em que o conteúdo é administrado.
A interface de administrador é a área em que os materiais são criados, gerenciados e organizados.
Essa página geralmente consiste em configurações e recursos que servem para personalizar a experiência de entrega dos materiais (como uma mudança de template, por exemplo).
A imagem abaixo reflete uma interface de administrador da MemberKit.
Todas as partes restantes poderiam ser consideradas subpartes da interface de administrador.
Trata-se de opções que permitem a criação e o upload de conteúdo em diversos formatos.
Os mais comuns são:
A imagem a seguir é um exemplo de ferramenta de criação de conteúdo na plataforma da MemberKit.
Outra parte integrante da interface administrativa.
Trata-se da área de gestão dos usuários do LMS, local em que é possível:
A imagem abaixo mostra como é esse gerenciamento de usuários na plataforma da MemberKit.
Essa área permite a criação e gestão dos cursos criados.
Geralmente é possível alterar o nome, descrição e imagens relacionadas ao conteúdo oferecido.
Dependendo do LMS, é na página de gerenciamento de cursos que são configuradas as tarefas, avaliações, cronogramas, currículo, entre outros.
Abaixo você confere um exemplo da MemberKit para o gerenciamento de curso.
Inclui recursos como:
O objetivo é facilitar a comunicação entre o aluno e o produtor de conteúdo, além de permitir a colaboração entre os estudantes.
A MemberKit oferece uma seção de comentário na página de cada aula, conforme imagem abaixo (além de outras formas de comunicação entre aluno e produtor).
Essa seção pode fornecer uma série de dados relevantes ao desempenho, satisfação e engajamento dos alunos.
Essas informações podem ajudar a avaliar o sucesso do curso, bem como auxiliar o produtor de conteúdo a melhorar ainda mais os seus métodos de ensino.
Na MemberKit, utilizamos uma métrica própria chamada Mscore (baseada no tradicional NPS).
A página de relatórios e análises da nossa plataforma é exemplificada abaixo.
A última parte de um LMS são as integrações desse sistema com outras plataformas.
Esse é um recurso essencial para um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, permitindo que outros softwares sejam integrados e oferecidos aos alunos.
A MemberKit oferece uma grande variedade de integrações para os produtores de conteúdo, conforme podemos ver na imagem abaixo.
Agora que já entendemos bem o que é um LMS e suas principais partes (com exemplos práticos da MemberKit), está na hora de conhecermos seus benefícios.
A utilização de uma plataforma para o gerenciamento de aprendizagem pode trazer muitas vantagens.
Esses benefícios atingem tanto o produtor de conteúdo quanto o aluno que consome o material.
Contudo, as 5 vantagens que vamos listar a seguir focam no infoprodutor que está pensando em adotar um LMS para distribuição de conteúdo.
A utilização de um LMS permite que os alunos tenham acesso a todo o conteúdo de aprendizagem em um só lugar.
Dependendo da plataforma, o conteúdo de diversos formatos também pode estar reunido em um só sistema.
Essa característica torna a experiência de aprendizagem mais conveniente e fácil para os alunos e para o produtor de conteúdo.
Na MemberKit, por exemplo, é possível reunir cursos vendidos até mesmo em plataformas de pagamento diferentes.
Ao preparar um conteúdo para um público específico, o produtor pode se valer de métodos como a gamificação para personalizar o aprendizado.
Isso faz com que os alunos se sintam mais motivados a concluir o curso e usufruir dos benefícios daquele material.
Do ponto de vista do estudante, o LMS também é vantajoso por permitir que o aluno siga o seu próprio ritmo.
As plataformas de LMS, como a MemberKit, permitem que o produtor de conteúdo gerencie várias turmas e alunos ao mesmo tempo.
No contexto dos infoprodutores, um curso pode ter vários lançamentos diferentes.
Porém, em nossa plataforma, é possível separar os alunos em turmas e garantir que todos estarão aprendendo em um ritmo diferente de turmas mais antigas.
Essa divisão ajuda na atribuição de novos conteúdos, avaliação de desempenho dos clientes e também no feedback personalizado através de ferramentas como o NPS.
Embora não seja uma exclusividade dos sistemas LMS, o meio online oferece uma série de ferramentas que ajudam no acompanhamento dos alunos.
Os relatórios gerados podem ajudar a ter uma noção geral do sucesso de um curso.
Por outro lado, o mau desempenho ou abandono podem indicar áreas em que os alunos estão empacando.
A MemberKit tem até mesmo uma métrica própria e exclusiva para identificar conteúdos que geram alto índice de desistência – o Empacômetro.
Para o produtor de conteúdo, essa vantagem significa que o curso pode ser oferecido em qualquer lugar do mundo, não importa qual seja o fuso horário.
Para o estudante, esse benefício traz liberdade para aprender no ritmo, horário e local que sejam mais convenientes.
Como o LMS geralmente pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet, é possível personalizar o aprendizado em um nível que não é possível no ensino tradicional.
O uso de um LMS tem alcançado diversos setores diferentes.
À medida que a demanda por aprendizagem online aumenta, algumas novas áreas começam a apostar nesse tipo de plataforma.
Alguns dos setores que mais utilizam o LMS incluem:
Esses são apenas alguns exemplos de setores que usam LMSs.
A tendência é que cada vez mais setores comecem a usar essas plataformas para oferecer treinamento e educação contínuos.
Escolher um LMS pode ser bastante desafiador por parte de um produtor de conteúdo.
Contudo, há alguns pontos que podem nortear essa escolha.
Aqui estão alguns fatores que podem ser considerados na hora de escolher um LMS para ofertar cursos:
É importante que o infoprodutor tenha em mente quais são os seus objetivos e necessidades na hora de escolher um LMS.
Se o produtor quer apenas uma plataforma para entregar um ebook ou material similar, uma plataforma de gerenciamento de aprendizagem pode não ser a melhor escolha.
Mas se existe a necessidade de gerenciar turmas e conteúdos em diversos formatos, o LMS passa a ser uma boa opção.
A usabilidade e experiência ao utilizar a plataforma também contam muito.
É necessário que a interface seja amigável e fácil de usar para garantir que os alunos consigam concluir as aulas propostas.
Boa parte dos LMSs oferece certo grau de personalização.
Esse é um fator importante, especialmente para permitir uma maior identificação do conteúdo com quem está ofertando ele – no caso, o infoprodutor.
Essa personalização pode ter vários níveis, desde a utilização de um domínio próprio até a possibilidade de mudar o visual da plataforma.
Quem pensa em atingir um grande público precisa ter em mente que a plataforma escolhida precisa ser escalável.
Se a demanda aumentar o LMS vai dar conta?
É possível gerenciar turmas diferentes e encontrar facilmente ferramentas que facilitem a gestão dos alunos?
Também é importante escolher um LMS que possa ser facilmente integrado com outros sistemas.
A MemberKit, por exemplo, oferece integração com diversas plataformas de vídeo, meios de pagamento e sistemas de automação de leads.
Um LMS que oferece recursos de relatórios e análises pode ajudar a entender o desempenho dos alunos.
Além disso, ferramentas adicionais podem até mesmo auxiliar a melhorar ainda mais o material oferecido através do feedback dos clientes.
Por fim, também precisamos mencionar a importância do suporte técnico.
Um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem precisa contar com uma boa equipe para solucionar problemas que possam surgir durante a utilização da plataforma.
Além disso, o suporte técnico também ajuda a tirar dúvidas relacionadas às partes do LMS, como integrações, relatórios e personalização.
Como um player no mercado de LMSs, a MemberKit pode ajudar os produtores de conteúdo que estão precisando de um sistema como esses.
Nossa plataforma foi especialmente desenvolvida para aqueles que já estão familiarizados com a entrega de conteúdo, mas estão insatisfeitos com as opções disponíveis no mercado.
A nossa área de membros possui vantagens importantes, especialmente quando comparada a alternativas como Hotmart Club, Nutror ou Membertizze.
Vale a pena conhecer o nosso sistema LMS e aproveitar agora mesmo os benefícios oferecidos pela MemberKit.
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