Memberkit

13 de março de 2023

Criação de conteúdo para infoprodutor: tudo o que você precisa saber

Para atrair e cativar o público, é preciso apostar na criação de conteúdo de valor; mas como se diferenciar dos concorrentes e tirar o máximo de proveito dos conteúdos criados?

Uma vez que contamos com uma grande comunidade de produtores de conteúdo, a MemberKit tem a grande oportunidade de conhecer diversas estratégias diferentes.

Há aquelas que dão mais certo do que outras.

Mas há uma tática que poderíamos dizer que é quase “infalível”: a criação de conteúdo de valor.

Afinal de contas, é isso o que as pessoas estão procurando – e o que de fato elas precisam.

Já chega de artigos mal escritos, vídeos não roteirizados, infográficos sem pé nem cabeça e ebooks produzidos “nas coxas”.

A arte de criação de conteúdo é algo que precisa ser levado a sério para os players do mercado digital, em especial os infoprodutores que querem se diferenciar dos concorrentes.

Neste artigo, vamos utilizar toda a bagagem que a MemberKit acumulou desde a sua fundação para compartilhar dicas essenciais para quem quer se especializar na criação de conteúdo de valor.

Leia o texto até o final para dominar essa arte e garantir resultados extraordinários a partir dos conteúdos criados.

Índice de Conteúdo

O que é a criação de conteúdo?

Na prática, a criação (ou produção) de conteúdo consiste no ato de fornecer materiais que sejam úteis e relevantes para um determinado público.

Trata-se de uma estratégia de marketing bem básica e que tem como objetivo atrair consumidores por meio dessa oferta de materiais.

O foco não é ir até o cliente, mas deixar que ele venha até você.

Outro objetivo importante da criação de conteúdo é reforçar a autoridade a respeito de determinado assunto.

A MemberKit, por exemplo, é referência no universo de área de membros e tem se destacado por mostrar uma nova maneira de entrega de produtos digitais – confira os posts do nosso blog ou o nosso canal no YouTube.

Portanto, a criação de conteúdo é um pilar que deve fazer parte da estratégia de marketing de qualquer infoprodutor ou empresa.

Quais são os principais tipos de conteúdos?

Ainda não ficou claro exatamente o que é a criação de conteúdo dentro de um plano estratégico de marketing?

Talvez isso se resolva ao apresentarmos os principais tipos de conteúdos que podem ser produzidos.

Postagens em blog ou site

No plano de ação de um infoprodutor, os chamados blog posts (as postagens em um site ou blog) representam uma das principais formas de criação de conteúdo.

Isso se dá pelo fato de que são esses materiais os que mais ajudam no posicionamento de um site nos mecanismos de busca, como Google e Bing.

E é através dessas pesquisas que muitos negócios são encontrados e acontece o “match” entre o cliente e a empresa.

Postagens em redes sociais

Muito subestimada por alguns produtores de conteúdo, as postagens em redes sociais são muito eficientes em estratégias de marketing – especialmente por permitir que você controle a narrativa do seu produto, serviço ou marca pessoal.

Afinal, a primeira impressão conta bastante e as redes sociais geralmente representam essa “porta de entrada”.

Além disso, uma das principais vantagens das mídias sociais é a possibilidade de engajar seguidores, além de divulgar a marca de forma oficial.

As principais redes sociais do momento são Instagram, TikTok, YouTube e Facebook.

Ebooks

Os ebooks representam um tipo de material mais aprofundado.

O seu principal objetivo é ajudar a converter visitantes em leads para diversos negócios, atuando como uma “isca digital”.

Como esse material é fornecido por meio de download, trata-se de uma forma eficiente e justa de conseguir os dados de contato de potenciais clientes.

Vídeos

Esse formato tem se tornado o padrão para consumo de conteúdo nos últimos anos.

Cada vez mais as plataformas estão apostando em vídeos para a transmissão de conhecimento e entretenimento.

O crescimento de sites como YouTube e TikTok mostra que essa é uma tendência ainda maior para os próximos anos.

Imagens

O compartilhamento é uma das formas que mais ajuda a impulsionar a utilização desse formato.

Trata-se de um modo rápido e fácil de consumir conteúdo, e que pode ser muito eficiente para o infoprodutor.

Uma imagem bem trabalhada também pode atrair o consumidor para uma página (imagem de destaque), vídeo (thumbnail) ou outros formatos que já foram explicados.

Infográficos

Embora não se veja muitos utilizando esse formato, o infográfico é uma forma eficiente de também converter visitantes em leads.

Essas imagens bem produzidas ajudam a criar autoridade e por vezes podem ser utilizadas como iscas digitais.

Porém, é preciso tomar muito cuidado ao criar conteúdo nesse formato para conseguir um resultado satisfatório.

Outros formatos

Há ainda uma grande variedade de formatos disponíveis para a produção de conteúdo e muitos outros podem surgir com o tempo.

Alguns usados por infoprodutores e que refletem em bons resultados são:

À medida que o mercado digital evolui, novos formatos são adotados enquanto outros são deixados de lado.

Como criar conteúdo de valor?

Agora que já entendemos o que é e quais são os principais tipos de conteúdos, está na hora de aprender a criá-los.

O processo é praticamente o mesmo, não importa qual seja o formato de conteúdo escolhido.

Contudo, é muito importante entender que você não deve mergulhar na produção sem antes ter uma estratégia de conteúdo sólida – mais detalhes logo abaixo.

Uma estratégia vai ajudá-lo a se manter no caminho certo e garantir que todo o esforço tem um propósito claro e definido.

Se ainda não tiver pensando nisso, continue a leitura para entender mais sobre a importância da criação de conteúdo dentro de uma estratégia de marketing.

Etapa 1 – Encontre tópicos relevantes

Não adianta nada tentar vender areia no deserto.

Se o conteúdo que você deseja produzir não for relevante, é provável que você esteja desperdiçando seu tempo.

É preciso gastar um pouco de energia para entender se o conteúdo produzido servirá de utilidade para alguém além de você mesmo.

Vamos dar um exemplo.

Imagine que você trabalha como um infoprodutor no nicho de saúde e deseja criar um conteúdo para o seu blog.

Você tem a brilhante ideia de criar um artigo explicando quais são os benefícios de tomar leite de ornitorrinco todas as manhãs.

Será que essa é uma boa ideia?

Nem é preciso pensar muito para entender que a resposta provavelmente é “não”.

Afinal de contas, estamos falando de algo completamente desconhecido e “fora do radar” das pessoas.

Embora trabalhar os “benefícios” de algo seja uma tática valiosa, é preciso avaliar se esse “algo” é de interesse das pessoas.

Uma boa estratégia talvez seja trocar o leite de ornitorrinco por algo como água e limão, iogurte, vitamina, shakes e produtos que sejam menos excêntricos e mais procurados.

Para ajudar, você pode dispor de algumas estratégias:

a) Fazer um brainstorm de ideias

Um brainstorm nada mais é do que uma sessão de formação de ideias sem filtros que pode ajudar a criar um “pool” de opções.

Nesse momento, é ideal não julgar as ideias que forem surgindo.

Permita que a criatividade e o background de cada um seja responsável pela geração de novas ideias.

b) Utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Depois que as ideias foram geradas, você pode passar elas pelo “crivo” de uma ferramenta como o Planejador de Palavras-chaves da Google.

Esse utilitário permite que você filtre os termos que são mais pesquisados e encontre tópicos realmente relevantes para a sua estratégia.

Lembre-se: se ninguém está procurando por um tema, dificilmente você alcançará seus objetivos ao criar aquele conteúdo.

Outras ferramentas (como Semrush, Ahrefs, MOZ, etc.) podem oferecer resultados diferentes, mas todas vão dar um norte para a produção.

c) Verificar o que os concorrentes estão fazendo

Uma estratégia que pode ser circunstancialmente boa é verificar o que os concorrentes do seu nicho estão fazendo.

A ideia não é copiá-los, mas entender como eles estão abordando a criação de conteúdo em suas estratégias de marketing.

Nesse sentido, é possível aprender pelo exemplo ou por contraste.

Um concorrente que tem apostado em tópicos pouco relevantes e sem obter sucesso mostra que essa tática não é tão valiosa.

Já uma empresa que tem oferecido conteúdo de valor sobre temas de interesse do público é um alvo a ser alcançado.

Etapa 2 – Planejamento do conteúdo

Depois de definir o tópico central da sua criação de conteúdo, está na hora de planejar como esse material vai ser construído.

É neste momento que você pensa no formato dele.

Será que você vai produzir um vídeo? Ou um texto no blog atenderá melhor as suas expectativas?

Fazer um novo brainstorm ou avaliar os concorrentes também pode ajudar a definir essa questão.

Porém, também é na etapa de planejamento que você entende em que fase do funil de vendas o seu conteúdo se encontra.

Você vai perceber logo abaixo a importância de a produção preocupar-se em como aquele conteúdo vai atingir o público-alvo.

Também é na parte de planejamento que você vai pensar em títulos, subtítulos, chamadas, imagens, thumbnails, CTAs (call to action) e muitos outros gatilhos mentais que podem ser eficientes dependendo do formato de conteúdo escolhido.

E não subestime a etapa de planejamento em sua estratégia.

Ela pode determinar o sucesso ou o fracasso do processo de criação de conteúdo, favorecendo ou minando os esforços empreendidos nessa fase.

Etapa 3 – Criar e publicar

Perceba que a etapa de criação – o ato de “colocar a mão na massa” – vem depois de algumas fases estratégicas do processo.

Isso acontece porque não adianta gastar tempo produzindo algo que não será consumido por outras pessoas.

É verdade que você pode fazer isso para satisfação própria, mas é provável que os seus objetivos não serão alcançados dessa maneira.

A parte de criação é aquela na qual muitos “travam” com dificuldade de como começar.

A nossa dica é: simplesmente comece.

Se você estiver preparando uma postagem para o blog, comece escrevendo a parte que lhe parece mais fácil.

Se estiver planejando um vídeo, ligue a câmera e comece a gravar.

Se o conteúdo for uma imagem ou um infográfico, rabisque a primeira versão.

É muito fácil procrastinar olhando para uma página em branco e não sair do lugar durante um bom tempo.

Para quem já tem um pouco mais de experiência, seguir alguns métodos para a criação de conteúdo é recomendado.

Outra dica valiosa é pesquisar tutoriais que o ajudem a criar o conteúdo no formato escolhido.

Imagine que você quer criar uma thumbnail para o seu vídeo ou uma imagem de destaque para o seu curso.

Rabisque o conceito inicial, mas na sequência encontre formas práticas de chegar ao resultado final sem que isso se torne um processo tedioso e demorado.

Lembre-se: o bom não é inimigo do ótimo.

Pode ser que a primeira versão do seu conteúdo não seja a melhor, mas certamente será muito melhor do que uma versão que nunca existiu.

Depois de criado, vem a parte fácil: a publicação.

Formate, revise e finalize o seu conteúdo e publique no canal escolhido.

Por que a criação de conteúdo é importante?

A criação de conteúdo é uma das táticas mais eficientes para atrair, nutrir e até converter leads dentro da sua estratégia de marketing.

Isso significa que estamos diante de um pilar dentro do seu negócio, algo que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

É provável que você já esteja familiarizado com o conceito de funil de vendas – se não estiver, aqui tem um conteúdo fresquinho para você.

O topo do funil faz referência à etapa do interesse e desejo, momento em que as pessoas talvez não conheçam a sua empresa ou produto.

O conteúdo produzido para essa fase precisa entregar a resposta para as perguntas mais latentes e pode eventualmente (mas não necessariamente) mostrar o seu negócio como uma boa solução.

Trata-se de um conteúdo de atração.

No meio do funil, as pessoas já sabem o que precisam e estão procurando uma solução para o seu problema.

Conteúdos para essa etapa podem ser mais certeiros e apresentar de forma clara o seu negócio como uma alternativa.

Essa etapa é o que nós chamamos de consideração.

Por fim, o fundo de funil precisa ser ainda mais evidente, embora também precise entregar conteúdo de valor.

Porém, aqui a oferta precisa ser clara, com um CTA (call to action) visível e opções para que as pessoas entrem em contato.

A etapa de fechamento é o que nós chamamos de conversão.

Perceba que em todos os momentos a criação de conteúdo esteve presente.

Em uma estratégia de marketing sólida, o pilar de conteúdo pode ajudar a sustentar boa parte das práticas desenvolvidas no setor.

Isso apenas escancara a importância da criação de conteúdo para os negócios.

A MemberKit na sua estratégia de criação de conteúdo

Como participantes ativos do mercado, entendemos e aplicamos na prática a criação de conteúdo em nossa estratégia.

Além disso, sabemos que os nossos clientes também devem se aplicar nesse sentido e por isso oferecemos uma plataforma propícia para o desenvolvimento de conteúdo de valor.

A nossa área de membros exclusiva e personalizada permite que você crie e publique seus cursos, videoaulas, treinamentos, livros digitais, relatórios e muitos outros formatos.

Na MemberKit, um dos grandes diferenciais é que você escolhe:

Nós realmente reconhecemos a importância da criação de conteúdo na estratégia de nossos clientes e por isso oferecemos uma plataforma eficiente para esse fim.

Quer saber mais sobre a nossa solução e como ela pode ajudá-lo a alcançar resultados incríveis?

Então entre em contato agora mesmo!

Eduardo Harada

Análista de conteúdo

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