Inbound Marketing para infoprodutores: como abusar da automação em sua estratégia

  • Avatar Eduardo Harada
  • 03 de abril de 2023
  • 7min de leitura

Em todas as empresas, o setor de marketing é essencial para o sucesso em vendas.

No universo dos infoprodutores, essa é uma verdade ainda mais válida por se tratar de um mercado cada vez mais concorrido.

Entre as diversas estratégias disponíveis para o produtor de conteúdo, o Inbound Marketing se destaca como uma das que pode trazer mais resultados.

Também chamado de marketing de atração, essa tática se diferencia bastante do marketing tradicional.

A ideia não é “ir atrás do cliente”, mas explorar canais que vão atrair a sua atenção.

Mas como essa estratégia pode alavancar os resultados de infoprodutores na prática?

E quais são as vantagens de colocar o Inbound Marketing em funcionamento quando comparado a outros métodos?

É isso o que vamos descobrir a seguir!

Índice de Conteúdo

O que é inbound marketing?

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair a atenção de potenciais clientes.

O “inbound” pode ser traduzido como “de entrada”, o que tornaria esse método como o “marketing de entrada” para novos consumidores.

Essa estratégia é considerada por muitos como o “novo marketing” por inverter a lógica de compra.

Em vez de ir até o cliente, a empresa que aplica essa técnica corretamente começa a receber um fluxo constante de potenciais clientes – também chamados de leads.

Do ponto de vista lógico, realmente é mais fácil apresentar soluções para pessoas que estão ao menos interessadas.

O Marketing de Conteúdo, que é a entrega de conteúdo de valor para os potenciais clientes, é uma das principais táticas usadas nesse meio.

Contudo, o Inbound Marketing é mais complexo do que a sua descrição faz parecer.

Existem algumas etapas que precisam ser seguidas para que a estratégia seja aplicada corretamente – especialmente no mercado de infoprodutores.

Inbound Marketing vs. Outbound Marketing

Embora não tenha sido mencionado diretamente, o Outbound Marketing representa as estratégias tradicionais de comunicação com o cliente.

Isso inclui métodos de comunicação direta, como contato por telefone e e-mail, além de anúncios de vários tipos.

A natureza unilateral da comunicação do Outbound Marketing é uma das suas principais características.

Nesse modelo, a empresa anuncia o seu produto/serviço para uma grande audiência em uma oferta direta.

Geralmente obtém-se menor engajamento como consequência dessa abordagem.

Se a oferta não for condizente com o que a pessoa precisa, no momento certo, o anúncio vai ter pouco efeito sobre ela.

O Outbound Marketing também é caracterizado pela necessidade de interrupção.

Para que a mensagem de venda seja divulgada, muitas vezes é preciso uma pausa na experiência de consumo – mesmo contra a vontade do consumidor.

Embora pareça ser uma estratégia fadada ao fracasso, o Outbound Marketing ainda é muito utilizado e pode trazer bons resultados quando usado da forma correta.

Benefícios do Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem ganhado muita popularidade nos últimos anos.

Essa estratégia realmente pode trazer bons resultados, além de oferecer outros benefícios interessantes para as empresas.

Veja que benefícios são esses:

Maior proximidade com o público

Ao oferecer o conteúdo que o seu potencial cliente está procurando, cria-se uma relação de confiança com ele.

Em vez de simplesmente “empurrar” um produto ou serviço, oferta-se algo de valor sem necessariamente pedir alguma coisa em troca.

Essa comunicação aberta é o que gera essa proximidade com o público.

Como resultado, aumenta-se o engajamento com os potenciais clientes e cria-se o caminho pelo qual as oportunidades de oferta poderão acontecer naturalmente no futuro.

Alcança o público certo

Uma das principais vantagens do Outbound Marketing é a possibilidade de alcançar uma grande audiência.

Contudo, ela nem sempre é qualificada e por isso pode haver desperdício de recursos nessa oferta.

Já o Inbound Marketing é capaz de atrair um público potencialmente interessado na oferta, diminuindo os chamados custos de aquisição de clientes (CAC).

Quando bem aplicado, o Marketing de Conteúdo também é capaz de atingir um grande volume de pessoas.

Entretanto, o objetivo não é ganhar no volume, mas na qualidade de quem for alcançado pelo conteúdo.

Aumenta a visibilidade da marca

Quando bem aplicado, o Inbound Marketing é capaz de conferir autoridade à marca.

Ao oferecer conteúdo de valor sobre determinado assunto, a empresa passa a se tornar uma referência naquele tópico.

A consequência disso é o aumento da visibilidade por parte de quem se interessa por aquele assunto e está buscando mais informações.

O bom exemplo é o que nós fazemos com o nosso blog.

A MemberKit produz conteúdo de qualidade para os clientes que estão buscando uma área de membros externa e entregamos esse material de forma totalmente gratuita.

Como consequência disso, e somado à excelência de nosso produto, nos tornamos referência nesse assunto.

Melhora as métricas de vendas e marketing

Alguns indicadores são muito importantes para as equipes de vendas e marketing.

Já mencionamos a redução no CAC, mas também precisamos dizer que o Inbound Marketing pode favorecer outras métricas.

Um bom exemplo é o ticket médio, que tende a ser maior quando o cliente conhece e confia na empresa.

O relacionamento gerado com a marca também tem potencial de aumentar o Lifetime Value dos consumidores, além de elevar a quantidade de oportunidades geradas.

A estratégia também reduz o ciclo de vendas e favorece outras métricas importantes, como diminuindo a taxa de rejeição e abandono.

Etapas do Inbound Marketing

Para que a estratégia realmente traga resultados, é preciso que ela siga uma lógica.

O processo de Inbound Marketing geralmente se resume em quatro partes:

  • Atração
  • Conversão
  • Fechamento
  • Encantamento

Leitores mais atentos vão perceber uma íntima correção desses tópicos com o funil de vendas.

Vamos entender essas etapas e que tipo de conteúdo geralmente é oferecido em cada uma delas.

1. Atração

A primeira etapa do Inbound Marketing consiste em atrair os visitantes que podem se tornar clientes no futuro.

Nesse momento, é muito provável que as pessoas não conheçam a marca.

É por esse motivo que estabelecer um relacionamento de confiança pode fazer toda a diferença para as próximas etapas da estratégia.

O objetivo aqui é fazer com que esses visitantes se tornem regulares.

E uma das principais formas de alcançar essa meta é por meio do Marketing de Conteúdo, com a produção de material relevante para esse público.

Nessa etapa, os formatos mais utilizados são:

  • Posts para blogs
  • Postagens em redes sociais
  • Ebooks introdutórios
  • Webinários

2. Conversão

Depois que os desconhecidos se tornam visitantes regulares, chegou a hora de convertê-los em leads.

Lead é uma nomenclatura dada aos consumidores que oferecem uma oportunidade real de se tornarem clientes.

Para alcançar esse objetivo, é preciso conhecer bem o comportamento desse consumidor e ofertar exatamente o que ele está procurando.

É nessa etapa que os conteúdos começam a se tornar mais direcionados, podendo até mesmo apresentar a marca como uma solução viável para o problema enfrentado.

Os conteúdos geralmente utilizados para auxiliar na conversão são:

  • Newsletters
  • Plano de estudo
  • Templates ou modelos prontos (planilhas, apresentações, etc.)
  • Ferramentas
  • Checklists

3. Fechamento

Finalmente chegou a hora de fazer a oferta.

Perceba, no entanto, que houve uma grande parcela de criação de conteúdo no processo até então.

Isso significa que os leads estarão mais propensos ao fechamento e terão maior probabilidade de se tornarem clientes.

Os conteúdos nesta etapa são mais diretos e devem obrigatoriamente conter uma oferta de venda.

Nesse sentido, os formatos mais utilizados são:

  • Página de vendas
  • Cupom de desconto, oferta ou promoção
  • Avaliação gratuita
  • Demonstração de produto
  • Catálogo de produto

4. Encantamento

O relacionamento com o cliente não termina após a compra.

Na verdade, o relacionamento está só começando.

Nesta etapa, o objetivo do produtor de conteúdo é manter o cliente conectado às suas soluções a maior parte do tempo.

No processo, muitos consumidores se tornarão promotores da marca, o que ajuda ainda mais na divulgação.

A fidelização é a parte final do Inbound Marketing, mas podemos dizer que ela não tem fim.

Enquanto o relacionamento durar, a etapa de encantamento ainda está acontecendo.

Os formatos mais indicados aqui são:

  • Sucesso do cliente
  • Canais de comunicação aberta
  • Brindes

Inbound Marketing e automação

Uma das formas mais poderosas de colocar o Inbound Marketing em prática é por meio de automações.

E isso é especialmente válido para os infoprodutores.

Embora o Inbound Marketing seja uma estratégia bastante personalizada, é possível fazer com que ela aconteça de forma automática.

Isso se torna uma necessidade à medida que a quantidade de leads for aumentando.

Mas como fazer isso na prática?

Invista em conteúdo de valor

Para garantir que a sua estratégia vai atrair os consumidores, é necessário oferecer conteúdo de qualidade.

Os investimentos feitos nessa área certamente se pagam com o tempo.

O potencial de leads gerados por um conteúdo de valor pode resultar em muitas oportunidades fechadas no futuro.

Crie uma sequência de e-mails

Algumas ferramentas permitem o disparo automático de e-mails para os clientes em potencial que se cadastram em sua lista.

Com a Jornada do Cliente em mente, desenhe uma sequência de mensagens que vá conduzir o lead para a conversão ou fechamento (dependendo da etapa em que ele estiver).

Para criar uma sequência de e-mails de sucesso, siga essas dicas:

  • Siga um fluxo determinado para a nutrição do lead
  • Dê as boas-vindas, mas não enrole
  • Identifique-se com autoridade
  • Apresente seu infoproduto em poucas palavras
  • Use com moderação os mecanismos de CTA

Dependendo da fase em que o lead estiver, pode ser necessário criar uma sequência de e-mails específica.

O abandono de carrinho, clientes recorrentes e oportunidades de re-engajamento são alguns eventos que podem gerar sequências únicas.

Tenha landing pages de alto nível

Uma das formas mais eficientes de conversão no mercado de infoprodutores é uma página de vendas.

O produtor precisa investir em uma landing page de alto nível para garantir que os visitantes se tornem leads.

Aqui o uso de CTAs é primordial, juntamente com uma oferta realmente tentadora para o público.

O uso de outros elementos, como depoimentos, contador regressivo e informação de garantia podem ajudar ainda mais no fechamento.

Como a MemberKit pode ajudar você

O Inbound Marketing certamente é uma das melhores estratégias que você pode colocar em prática para favorecer o seu negócio.

Embora pareça ser bastante trabalhoso (e de fato é), o benefício certamente é recompensador.

Como provedora de uma plataforma de área de membros, a MemberKit entende os benefícios do Inbound Marketing e aplicamos essa estratégia em nosso dia a dia.

Temos, por exemplo, integração nativa com uma série de ferramentas de e-mail marketing que viabilizam a automação de e-mails por parte dos infoprodutores.

Além disso, também utilizamos um sistema de tags que ajudam a identificar o nível de interatividade de cada aluno, sendo possível incentivar aqueles que não estão engajados e parabenizar aqueles que estão.

Você pode obter mais detalhes sobre automação de e-mail neste link.

Portanto, estamos preparados para auxiliar os produtores de conteúdo que têm dúvidas sobre esse e outros assuntos.

Além disso, a MemberKit também está pronta para atender os infoprodutores da melhor forma possível e receber os alunos/clientes que foram convertidos no processo de Inbound Marketing.

Entre em contato conosco e conheça agora mesmo os nossos planos!

Fique por dentro

Assine nossa newsletter para receber artigos e estratégias de vendas para sua área de membros.