Memberkit

14 de março de 2020

Como antecipar o processo de compra do seu produto digital e entregar conteúdo no piloto automático

Está precisando liberar um conteúdo gratuito para suas leads? Tem dúvidas sobre como fazer a liberação gradual de conteúdo após o período de garantia?

Está precisando liberar um conteúdo gratuito para suas leads? Tem dúvidas sobre como fazer a liberação gradual de conteúdo após o período de garantia?

Aqui vamos mostrar como utilizar o recurso de Convites e Turmas da MemberKit para criar iscas digitais e também automatizar a entrega do seu curso online, seja para lançamento, perpétuo ou recorrência.

Saiba que ao entregar um conteúdo de experimentação na sua área de membros, você está antecipando o processo de compra criando um login e senha de acesso para seus futuros clientes.

Ter todos seus produtos em um só lugar aumenta as chances do seu cliente comprar mais de você. Na MemberKit, é possível entregar combos de produtos durante suas campanhas promocionais de Black Friday, assim você não precisa criar uma multidão de conteúdos duplicados.

Este é o propósito da vitrine: organizar e promover seus conteúdos de um jeito fácil.

Aumente sua taxa de conversão de forma prática

O convite é um formulário de inscrição, similar a uma página tradicional de captura de emails, com dois campos obrigatórios: nome e email. Ao invés de entrar em uma lista de emails, sua lead receberá os dados de acesso em sua área de membros.

Outra opção para liberar o conteúdo sem necessidade de convite é importar a lista de emails (com confirmação dupla, é claro) direto em sua área de membros. Durante a etapa de importação, é possível marcar a opção para entrega de logins com apenas um clique.

Para quem é veterano em construção de funis de vendas e quer continuar usando os formulários existentes, pode utilizar nossa API de integração para criação de logins. É possível gerar um novo acesso assim que a lead entrar em uma lista de emails específica. Tudo de forma automatizada.

Por falar em listas de emails, você sabia que contamos com outro recurso incrível de enriquecimento de dados? Alimentamos sua ferramenta de email marketing com tags inteligentes de cada ação feita por seus clientes na sua área de membros. Isso abre uma loucura de possibilidades!

Essa é uma estratégia que não deve ser subestimada. Depois de nutrir suas leads e escutar incansavelmente o som de caixa registradora no seu celular, seus clientes entraram oficialmente na fase de pós-venda.

Lucre na recompra e diminua os reembolsos

É comum produtos digitais terem um prazo de acesso e garantia de compra, concorda? Como infoprodutor, não é interessante deixar todos os módulos liberados logo de início (ainda mais no período de garantia).

Há grandes chances do seu curso ser aprimorado ao longo do tempo, desde regravações, novas transcrições e materiais que foram atualizados. Tudo isso demanda tempo, dinheiro e muito suor.

Você pode aumentar sua margem de lucro com recompras da nova versão do seu treinamento ao definir um período de expiração, como por exemplo, 1 ano de acesso.

É permitido configurar a duração de acesso e as regras de liberação de conteúdo por turma. Entre na sua área MemberKit, em seguida clique em Turmas.

Surpreso pela simplicidade? Não tem como ficar mais fácil do que isso.

O primeiro passo é escolher um nome para sua turma. Não existe um padrão rígido de nomenclatura a ser seguido. A regra de ouro é que seja de fácil entendimento para quem está gerindo sua área de membros.

Se você faz lançamentos bimestrais, utilize datas para facilitar a identificação deste grupo de membros, ou se preferir, use Turma 1A, 2B, 3C e assim por diante.

Para conteúdos de experimentação, ou seja, qualquer conteúdo gratuito, assinatura trial ou somente um par de aulas liberadas, sugiro que inclua isto no nome: turma gratuita.

O próximo campo na imagem é a duração de acesso da turma. A data de expiração é contada a partir do dia de matrícula, após esse período o aluno não conseguirá assistir seus vídeos sem renovar o acesso. Para estender o acesso individualmente, entre no cadastro do aluno, depois escolha a data de expiração futura.

Antes de explicar o que é aquele checkbox Turma Padrão, vamos apresentar as três modalidades de acesso de sua área de membros: matrículas individuais, assinaturas e acesso ilimitado.

Monetize seu conteúdo de três maneiras diferentes

Matrículas Individuais

Se você vende um produto único ou um combo de cursos, então precisa criar uma matrícula para cada conteúdo liberado na vitrine do seu cliente. A integração com os meios de pagamento será explicada mais à frente.

Uma dúvida comum: como faço para liberar um bônus de overdelivery na vitrine dos meus clientes após a compra? Importe sua lista de clientes especificando o novo conteúdo a ser liberado. Fique tranquilo, pois nenhum cadastro será duplicado e nem os dados de acesso serão enviados novamente.

Assinaturas

Se você vende um produto de recorrência e lança regularmente novos conteúdos na vitrine, então precisa criar uma assinatura para seu cliente.

As assinaturas funcionam como um grupo de matrículas geridas de um único formulário. Quando for liberar um novo conteúdo para seus assinantes, basta editar o nível de assinatura (ex: plano ouro) e ativar o conteúdo recém-adicionado.

A diferença entre matrículas e assinaturas é que você não precisa ativar individualmente (ou via importação em massa) esse conteúdo para cada aluno cadastrado. Outro detalhe importante é que não é necessário ter um produto de recorrência para utilizá-la. Pense nas assinaturas como uma forma de tagueamento.

Acesso Ilimitado

Por último, se você vende acesso ilimitado a todos seus conteúdos atuais e futuros que forem publicados, então precisa ativar o acesso ilimitado no cadastro do seu cliente. Ao ativar o acesso ilimitado, o aluno é colocado na Turma Padrão de cada curso de forma automática.

Agora que você aprendeu como funciona as três modalidades de acesso e para que serve o checkbox acima, vamos seguir para a próxima etapa.

Automatize a entrega do seu curso usando o Temporizador de Acesso

A MemberKit oferece seis regras de liberação de conteúdo (também conhecida como restrições de acesso) tanto para módulos quanto para aulas específicas.

Acesso livre: acesso imediato ao conteúdo após ativação de matrícula, assinatura ou acesso ilimitado. É a regra padrão para qualquer conteúdo adicionado.

Data programada: conteúdo acessível a partir de uma data definida de liberação, e opcionalmente, até uma data de fechamento. Você pode pré-cadastrar todos os módulos e aulas do seu curso, e depois subir na área de membros conforme são produzidos. Ela é perfeita para quem faz lançamento semente.

Dias após compra: conteúdo liberado depois de um certo número de dias. É recomendada para entrega gradual de módulos (normalmente depois do período de garantia). Ela funciona muito bem para quem vende produtos no perpétuo.

Pontuação mínima: conteúdo liberado ao atingir a pontuação mínima definida. As pontuações são cumulativas de acordo com as interações feitas no curso, como concluir, classificar e comentar dentro de uma aula. Existe também as pontuações avulsas que ficam ao seu critério.

Oculto: conteúdo bloqueado e invisível na grade curricular do curso. Ela é utilizada para esconder o vídeo de vendas em certas ocasiões, enquanto pode ser mostrado em outras.

Bloqueado: conteúdo bloqueado, mas visível com um ícone de cadeado na página principal de listagem de módulos. É muito utilizada para bloquear todos os módulos, mas ter apenas algumas aulas com acesso livre.

Além das opções propriamente ditas, o recurso de turmas permite o agrupamento de comentários, que facilita o processo de moderação em um segundo momento. Ou seja, se o aluno faz parte da turma gratuita, então ele visualizará apenas os comentários de colegas dessa turma.

Como você pode notar, automatizar a entrega de conteúdo é um processo trivial feito em questão de segundos. Lembrando que as turmas são únicas por curso.

Na MemberKit, não existe nenhum limite para o número de cursos ou turmas que você pode adicionar na sua área de membros. Apenas fique atento ao número máximo de membros do seu plano contratado. Se for necessário, migre para um plano com mais capacidade ou pode excluir cadastros antigos de tempos em tempos.

Uma dúvida comum: minha área de membros será bloqueada ao ultrapassar o limite de membros durante meu lançamento meteórico? Não. Você tem 7 dias para fazer o upgrade de plano.

Como integrar com as plataformas de pagamento

Temos uma longa lista de integrações nativas com plataformas de pagamento: Hotmart, Eduzz, Monetizze, Braip, Appmax, Mercado Pago até PagSeguro. Se você está faturando por alguma dessas plataformas, não se preocupe!

A MemberKit cuida de tudo para você. Enviamos o email com login e senha de acesso da sua área de membros para seu cliente e gerenciamos o acesso conforme o status de pagamento. Assim, você não precisa perder tempo em cadastrar manualmente, nem lidar com a parte complicada de integração.

É nessa hora que contar com uma área de membros profissional fará toda a diferença. Temos uma ótima reputação para entrega de emails na caixa de entrada (95.3% para ser exato).

Você também consegue acompanhar o histórico de integrações com toda a transparência para que tenha certeza do recebimento de notificações do seu meio de pagamento preferido.

Para quem quer integrar outras plataformas de pagamento sem ter que contratar programadores nem escrever uma única linha de código, pode criar uma automatização no Zapier ou Pluga conectando ambos os serviços. Como esse tema não é o foco neste artigo, recomendo que assista os vídeos tutoriais que estão nesse link, tudo bem? São curtos e de fácil digestão.

Então, com tantas opções de pagamento disponíveis, não tem mais desculpa para aceitar as taxas absurdas de algumas plataformas de afiliado. Se você quer migrar para uma área de membros mais completa, clique aqui.

Ainda está com alguma dúvida restante? Converse agora com um consultor especializado para te acompanhar na migração de área de membros, entre aqui e deixe seu número de contato.

Rainer Borene

Founder na MemberKit

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