Memberkit

12 de abril de 2023

ChatGPT para produtores de conteúdo: como usar essa Inteligência Artificial

Essa solução de Inteligência Artificial tem chamado muita atenção nos últimos meses e se mostrou uma solução viável para auxiliar em diversas frentes de um negócio digital.

A tecnologia evoluiu em um ritmo muito acelerado nos últimos anos.

Isso é especialmente válido para o mercado digital, nicho no qual os infoprodutores estão inseridos.

Em bem pouco tempo uma solução completamente nova pode surgir e “bagunçar” o ecossistema que conhecemos.

Foi exatamente o que aconteceu recentemente com o surgimento do ChatGPT.

Essa solução baseada em Inteligência Artificial demorou apenas 5 dias para acumular 1 milhão de usuários.

A Netflix demorou 3,5 anos para alcançar o mesmo feito.

E o Instagram levou 2,5 meses.

Mas o que é esse tal de ChatGPT?

É confiável?

E como você, produtor de conteúdo, pode tirar proveito dessa ferramenta de Inteligência Artificial?

Descubra lendo este artigo!

Índice de Conteúdo

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é um sistema de modelo de linguagem que simula um assistente virtual inteligente no formato de um chat online.

Essa Inteligência Artificial foi criada pela empresa OpenIA e lançada oficialmente em novembro de 2022.

Ela é capaz de gerar textos escritos de forma natural e fluente, além de responder a perguntas variadas e realizar tarefas por escrito.

O seu nome é uma sigla em inglês para “chat generative pre-trained transformer” e pode ser traduzido para algo como “transformador pré-treinado de gerador de conversas”.

Também poderíamos dizer que o ChatGPT é como uma enciclopédia de recursos que fornece essas informações de acordo com a necessidade do usuário.

Como o ChatGPT funciona?

Se esse sistema é uma grande enciclopédia que fornece informações, qual é a diferença entre o ChatGPT e os mecanismos de busca, como o Google, Bling e Yahoo?

Enquanto a maioria de nós procura informações nesses sites através de termos específicos, essa Inteligência Artificial permite fazer isso através de uma conversa.

Poderíamos dizer que o ChatGPT é um “chatbot com esteróides”.

Esse sistema consegue oferecer respostas em um nível altíssimo sobre diversos assuntos, muitas vezes até superando o que um ser humano seria capaz de responder.

De acordo com a própria OpenIA, criadora da ferramenta, o ChatGPT pode “responder a perguntas sequenciais, admitir seus próprios erros, contestar premissas incorretas e rejeitar solicitações inapropriadas”.

Para que serve o ChatGPT?

Uma vez que a linguagem natural é usada para muitas tarefas, o ChatGPT também pode ser usado para uma grande variedade de atividades.

E de fato, desde o seu lançamento, coisas impressionantes têm sido realizadas por meio dessa ferramenta.

Algumas das capacidades do ChatGPT incluem:

Perceba que o ChatGPT é uma Inteligência Artificial bastante versátil.

Quando o assunto é linguagem sintética próxima à natural, essa ferramenta se mostra verdadeiramente útil.

Mas o ChatGPT já se mostrou eficiente em outras áreas, como na criação de imagens inéditas com base em uma descrição simples fornecida pelo usuário.

Como veremos a seguir, produtores de conteúdo podem tirar muito proveito do ChatGPT em suas atividades.

Entretanto, vale a pena discutir algumas das limitações que essa ferramenta possui.

Limitações do ChatGPT

É claro que o ChatGPT não é um substituto para o trabalho.

Essa ferramenta não é um médico, um consultor, um advogado, um encanador ou um professor e não serve para tomar o lugar de nenhuma profissão.

Embora seja uma tecnologia muito avançada, ela possui suas limitações.

É verdade que o ChatGPT ainda está em seu estágio inicial de desenvolvimento.

E mesmo quando estiver 100% concluída, esse sistema ainda pode apresentar imperfeições.

No estado atual, a Inteligência Artificial da OpenIA não traz informações 100% corretas e por isso é preciso estar atento.

Os próprios desenvolvedores da ferramenta admitem as suas limitações, tais como:

Porém, além dessas limitações mencionadas, poderíamos mencionar outras, como:

Como podemos ver, não estamos diante de uma “solução perfeita” para todos os problemas.

Mesmo que o ChatGPT seja impressionante em vários sentidos, é preciso levar em conta as suas limitações na hora de recorrer a essa ferramenta.

Além disso, também é preciso mencionar que as “entradas” (também chamados de “comandos” ou “prompts”) precisam ser muito bem especificados.

É preciso enviar mensagens como se você estivesse “falando com uma criança”.

Aqui vão algumas outras dicas que podem ajudar:

Como o ChatGPT pode ajudar os produtores de conteúdo?

O uso de Inteligência Artificial para ajudar nos negócios não é exatamente uma novidade.

Os chatbots já estão no mercado há alguns anos e têm ajudado infoprodutores a lidar com a demanda de suporte e contato.

Porém, o ChatGPT expande os usos que os produtores de conteúdo podem fazer da Inteligência Artificial.

Confira alguns exemplos práticos de como esse sistema pode ajudar no dia a dia de infoprodutores.

1. Sugerir ferramentas para uso no dia a dia

Com sua vasta capacidade de “varrer” o conteúdo da internet para encontrar sugestões, o ChatGPT pode trazer boas recomendações de ferramentas.

Imagine que você esteja precisando de algumas dicas de que serviços utilizar no setor de marketing.

Você pode fazer essa pergunta para a Inteligência Artificial e receber a seguinte resposta:

Do ponto de vista técnico, o ChatGPT acertou em cheio nas recomendações.

O sistema não só trouxe uma lista de ferramentas, mas também ofereceu uma descrição precisa e concisa do que cada uma delas faz.

Uma pergunta semelhante, mas para uma equipe de vendas online, traria a seguinte resposta:

Perceba que, sem receber muitos detalhes, o ChatGPT trouxe uma resposta satisfatória.

É claro que o escopo poderia ter sido melhor definido, como o objetivo dessa equipe de vendas, plataforma já utilizada e outros detalhes.

Mas a resposta novamente surpreende por conta da abrangência e qualidade.

2. Criar um texto base para ser usado em algumas estratégias

Essa é uma promessa antiga, mas que esbarra nas limitações da ferramenta.

A capacidade de criar textos autênticos, naturais e que possam ser usados sem alteração em estratégias de negócios ainda não é uma realidade.

Contudo, o ChatGPT e ferramentas similares já são capazes de auxiliar na produção de conteúdo ao fornecer ideias para os infoprodutores.

Veja um exemplo que poderia ter ajudado na produção deste artigo que você está lendo:

Perceba que, mesmo diante de suas limitações, a ferramenta conseguiu oferecer uma resposta satisfatória para a pergunta.

É claro que isso não teria sido o suficiente para preencher todas as lacunas de uma explicação.

Na tentativa de gerar um texto mais “útil” para a produção de conteúdo, novamente podemos esbarrar em algumas limitações da ferramenta:

O ChatGPT não foi capaz de respeitar a demanda de criar 10 parágrafos (embora isso possa ser subjetivo se levarmos em conta a discussão do que pode ser considerado um parágrafo).

Todavia, a ferramenta trouxe as vantagens, desvantagens, limitações e exemplos de uso, tal como foi solicitado.

Portanto, para gerar um texto base a ser utilizado para a produção de conteúdo, o ChatGPT pode ser usado, mas com a ressalva de que ele não é 100% eficaz e eficiente para esse fim.

3. Pesquisa de palavras-chaves

A pesquisa de palavras-chaves é uma tarefa útil para diversas frentes.

A produção de conteúdo pode se valer dessa busca para entender quais termos enfatizar e reforçar para os mecanismos de busca (SEO).

Na criação de campanhas de mídia paga, um bom conjunto de palavras-chave pode ajudar no desempenho das peças de mídia.

Nesse sentido, o ChatGPT pode auxiliar dando algumas ideias de termos que podem ser utilizados.

Veja dois exemplos:

Perceba que a escolha das palavras-chaves foi acertada em ambos os casos, embora termos básicos tenham ficado de fora.

A escolha de termos muito longos (longtail) é uma estratégia válida, mas não é necessariamente a primeira opção de quem quer trabalhar com SEO.

Termos como “inbound marketing” e “área de membros”, embora mais concorridos, podem refletir uma estratégia mais eficiente em um primeiro momento.

De qualquer forma, é surpreendente verificar a sugestão de alguns termos bem criativos, como:

E:

Como o ChatGPT não deve ser usado pelos infoprodutores

Considerando as limitações da ferramenta, separamos também alguns casos em que o ChatGPT não deve ser usado pelos infoprodutores.

É claro que essas recomendações possuem um toque de subjetividade.

A Inteligência Artificial pode auxiliar em algumas etapas desses processos.

Entretanto, é importante não delegar muito ao sistema para não perder a autenticidade e o controle de qualidade sobre o que se está criando.

1. Criar um infoproduto do zero

A criação de um infoproduto é algo que pode levar tempo, planejamento cuidadoso e esforço constante.

O ChatGPT pode ser utilizado para auxiliar na criação de textos e algumas estruturas, mas ele não substitui etapas importantes do processo.

A definição do tema, levando em conta as habilidades e conhecimentos do produtor de conteúdo, é um aspecto que dificilmente pode ser delegado.

Além disso, a consideração dos formatos disponíveis (e-book, curso online, podcast, etc.) também é uma reflexão própria do infoprodutor e sua expertise/experiência.

A própria inteligência artificial dá dicas importantes sobre como criar um infoproduto do zero, além de admitir que não é capaz de fazer isso sozinha:

2. Análise de dados

O ChatGPT é capaz de trazer respostas eficientes como um assistente virtual, porém acaba esbarrando em suas limitações na hora de fazer análise de dados.

O sistema pode ter sido alimentado com uma quantidade inimaginável de dados, mas sem as conexões corretas esses dados não serão transformados em insights.

Essa é a capacidade analítica conferida somente aos seres humanos (ao menos por enquanto).

Sem a união do conhecimento técnico e habilidade de análise, é difícil esperar um resultado positivo do ChatGPT na análise de dados.

Mais uma vez a ferramenta admite a sua limitação ao dar dicas preciosas nesse sentido, até mesmo recomendando ferramentas que podem ser usadas:

3. Otimização de estratégias

O processo de otimizar também é algo intimamente ligado à análise.

É por conta disso que o ChatGPT ainda não está preparado para atender demandas nesse sentido.

É verdade que a ferramenta consegue ajudar em várias etapas de otimização.

Sugerir ferramentas para utilização, sugerir informações e recomendar estratégias podem ser alguns exemplos extraídos dessa Inteligência Artificial.

Mais uma vez existe a admissão de que a otimização de estratégias é algo que vai além das capacidades desse sistema:

Como a MemberKit pode ajudar você

As discussões sobre o ChatGPT e suas aplicações ainda são novas e por isso ainda há muito “terreno” a ser desbravado.

Neste artigo, compartilhamos apenas algumas sugestões de como produtores de conteúdo podem tirar proveito dessa tecnologia.

Para aqueles infoprodutores que já têm um curso lançado, a MemberKit pode ajudar de forma ainda mais estratégica.

Por meio da oferta de uma área de membros personalizada, nós ajudamos a oferecer a melhor experiência para os seus alunos.

Temos planos que custam a partir de R$ 197/mês, com cursos e aulas ilimitadas, plataforma 100% white label e ferramentas para gerenciamento de comunidade (como o gerenciamento de aprendizagem).

Ficou interessado?

Então entre em contato conosco agora mesmo!

Eduardo Harada

Análista de conteúdo

Assine nossa newsletter para mais artigos e estratégias de vendas com sua área de membros. Receba dicas valiosas diretamente em sua caixa de entrada.