Ser pago para criar um curso online? Parece bom demais pra ser verdade, não é?

Se você parar para refletir... quando alguém compra um imóvel na planta, na verdade, está comprando uma promessa. Não é por acaso que as construtoras colocam um valor bem mais abaixo do que seria cobrado pela mesma unidade pronta.

Os valores de entrada e as primeiras parcelas são pagas antecipadamente para a construtora tocar a obra e garantir o prazo de entrega firmado em contrato.

Na prática você está emprestando dinheiro para uma empresa construir seu sonho da casa própria. Porém, não existe 100% de garantia de que o projeto seja concluído com qualidade ou no prazo esperado.

Se é possível vender um imóvel na planta avaliado em alguns milhares de reais. Acredite, também é possível pré-vender seu projeto sem antes mesmo de estar pronto.

Agora você tem que se fazer a seguinte pergunta: será que tenho as competências necessárias para entregar a promessa que estou fazendo ao mercado? É aí que entra o Lançamento Semente para ajudá-lo a construir o produto perfeito.

O Lançamento Semente é uma estratégia incrível pra quem está começando. É o jeito mais simples para lançar seu infoproduto mesmo se você ainda não tem uma lista de leads nem um produto pronto.

Ao longo do desenvolvimento do seu projeto, você deve interagir com seus clientes para validar cada etapa da criação do seu produto e garantir que está entregando uma coisa de qualidade.

Uma vez estabelecido esse ciclo de feedback, você vai se tornar imparável!

Usando essa modalidade de lançamento, fica muito mais fácil conseguir estudos de casos e testemunhos porque você constrói naturalmente um relacionamento com seus clientes.

Imagino que você tenha expertise em alguma área. Pode ser que saiba tocar violão muito bem, ou entenda muito de suplementação ou saiba gerenciar perfis de redes sociais por exemplo.

Porém, nem todos nós fomos criados para ser professores ou educadores...

Nem todos nós sabemos instintivamente como ensinar outras pessoas nossa habilidade única...

Nem todos nós lembramos mais como é se sentir um iniciante de novo.

Houve uma época da sua vida que com 1 ano de idade o exercício de andar com duas pernas era extremamente difícil. Quando você acordou pela manhã, nem se passou pela sua cabeça em se equilibrar para levantar.

Ao passar tanto tempo fazendo uma coisa, aquilo acaba se tornando sua segunda natureza. Aí que mora o grande perigo porque presumimos que quem está do outro lado assistindo seus vídeos está consciente de conceitos básicos ou mesmo triviais.

O Lançamento Semente evita você cair nessa maldição do conhecimento porque é um processo bem interativo. Toda vez que você inicia uma conversa, ou faz uma pesquisa antes (ou depois) de webinários, naturalmente está entrando na jornada da melhoria contínua.

Você vai aprender com seus próprios alunos quais são seus pontos cegos. Quais aulas você precisa revisitar e ensinar com uma didática melhor. Você vai descobrir o que seus alunos realmente querem aprender.

Afinal, você foi pago para criar um infoproduto. Você criou uma situação para si mesmo que não tem escapatória porque já se comprometeu publicamente com outras pessoas. Você tem que fazer isso acontecer de qualquer jeito!

É assim que você cria um infoproduto incrível logo na primeira tacada.

O Lançamento Semente normalmente é feito para listas pequenas, então você pode ser bem informal. Muitos lançamentos semente acontecem 100% via emails. Você também pode escrever posts no seu blog ou gravar lives no Facebook.

Você não precisa criar muito conteúdo nessa primeira fase. Pode ser mais um pitch do que entregar o ouro logo de cara. Seu pitch deve ser uma história que sua audiência se identifique.

Portanto, foque em rapport, rapport e rapport. Sem formalidades.

Certo. Mas como devo me apresentar nas lives?

É tão fácil quanto falar:

  • Eu amo fazer isso... demonstre entusiasmo pelo assunto
  • Mas nunca quis ensinar... imagem de herói relutante
  • Mesmo muitas pessoas me pedindo... prova social forte
  • Mas agora, por causa _________ eu finalmente decidi compartilhar o caminho das pedras.

Por último, mas não menos importante.

O gatilho mental da escassez também deve ser disparado dizendo que sua aula gratuita será ao vivo no dia tal às X horas e com um número limitado de participantes.

No seu convite, independente se é vídeo ou texto, finalize dizendo algo do tipo: "Se você está interessado, deixe seu email antes que as vagas acabem rápido. não deixe para depois! até lá!"

Como disse antes, comece com uma lista pequena de 50 a 300 pessoas. Não se preocupe, há diversas maneiras para conseguir contatos de pessoas interessadas no seu infoproduto.

O primeiro passo é criar uma isca digital e uma página de captura de emails. Depois mande tráfego para esse página através de anúncios em redes sociais, grupos e fóruns de discussão.

Aqui está a linha do tempo de um lançamento semente para você ter uma visão mais clara:

Dia 1 - Anúncio Inicial: As pessoas precisam saber da existência da sua oferta.

Dia 3 - Follow Up: Provavelmente você vai ter que responder algumas perguntas devido ao seu anúncio anterior. Ou pode continuar a conversa sobre a pesquisa que você fez com sua lista de interessados.

Dia 5 - Detalhes do Seu Treinamento: Releve alguns detalhes sobre como vai funcionar seu curso online.

Dia 7 - Abertura do Carrinho: Finalmente, mande a página de vendas com todos as informações e com um link para comprar seu infoproduto.

Dia 9 - Escassez: Avise que as inscrições estão se encerrando.

Dia 10 - Fechamento: Último dia para garantir sua vaga.

Agora mãos à obra para entregar seu infoproduto. Quer dizer que você tem que gravar vídeo aulas super produzidas? Não necessariamente. Você pode marcar hangouts semanais para entregar seu conteúdo no formato de palestras.

Assim que tiver feito todas as gravações, trabalhe na edição e transcrição das suas vídeo aulas. Coloque em uma área de membros, depois suba materiais extras e outros bônus se for necessário.

Espero que tenha caído a ficha que ainda dá tempo de fazer seu primeiro lançamento semente ainda este mês. Uma meta se realiza dando um passo de cada vez na direção certa.