Uma copy de alta conversão é um texto persuasivo que move o receptor para o lado do "SIM" usando frameworks, formulas, técnicas testadas de persuasão e a linguagem certa para seu público alvo.

Quanto mais você entender a conversa que está acontecendo na mente do seu receptor, maior sua chance de converter os visitantes do seu site em novos clientes.

O segredo para aumentar a taxa de conversão da sua página de vendas em até 10x é resistir o impulso de ir direto para o Google Docs e escrever como se não houvesse amanhã.

A regra 4/1 elimina bloqueios na hora de escrever uma copy de alta conversão porque é focada em 4 pilares importantes: um receptor, uma grande ideia, uma promessa e uma única oferta.

Uma copy de alta conversão vive em um mundo de testes A/B medindo diferentes headlines, parágrafos de abertura e ofertas. A regra de ouro é rodar experimentos usando uma fonte de tráfego alinhada com o perfil do seu receptor.

Mas não garanta vitória por um resultado atípico. Sua maior vitória deve ser seu aprendizado para criar seu próximo teste.

A regra de ouro é: "always be learning".

A primeira fase se trata de pesquisa, pesquisa e mais pesquisa. Anote suas sessões de brainstorming, ideias e fragmentos de textos para compor sua obra final.

A segunda fase é o ato de escrever a copy e esboçar o visual da sua landing page.

A terceira fase contempla os testes, uso de ferramentas de analytics e gravação de tela dos visitantes em sua página, e claro, análise dos resultados.

Última parte? Repita.

Há dezenas de métodos de pesquisa, como quizzes, entrevistas, mineração de reviews, votações, mapas de calor, analytics até transcritos de conversas.

É provável que você já tenha feito uma pesquisa antes. Porém, a diferença em escrever uma copy de alta conversão é a maneira como você enxerga o material coletado.

A maioria dos copywriters estão buscando uma proposição de valor ou algum benefício que chame atenção, enquanto deveriam estar a procura de uma mensagem que sintetize a intenção do seu receptor.

Por isso é importante formular hipóteses para possíveis landing pages e ir selecionando trechos da sua pesquisa. É assim que você escreve uma copy sem partir de uma página em branco.

Explore a intenção do visitante em seu site e deixe claro neste documento de pesquisa o nível de consciência do seu receptor sobre seu produto.

Depois da fase de pesquisa, você pode escrever sem medo seu primeiro rascunho. Escreva sem restrições, sem revisar e muito menos reler o texto inteiro a cada parágrafo.

O tom da sua mensagem surge naturalmente usando essa técnica.

É um método simples, não acha?

Lembre-se: quando você estiver escrevendo seu rascunho, use tudo que estiver a sua disposição desde formulas, templates, blocos de persuasão e qualquer coisa que te ajude a transmitir sua mensagem.

Outro dispositivo de persuasão muito poderoso é o uso de testemunhos de clientes.

"É quase impossível escrever uma copy tão boa quanto seu cliente."

Uma copy bem feita descreve uma experiência e não apenas um texto estiloso com uma pilha de gatilhos mentais. Os testemunhos são imbatíveis por esse motivo.

A copy de alta conversão prioriza a voz dos clientes, inclusive, algumas landing pages fazem uso de testemunhos direto na headline. O elemento de prova social pode ser um divisor de águas na sua mensagem de marketing.

Um erro bastante comum na hora de escrever copy é falar apenas de características do seu produto. Seu esforço deve ser concentrado em escrever benefícios impossíveis de serem ignorados.

A ênfase em benefícios precisa estar presente no título da sua página também, caso contrário, não chamará atenção do receptor para sequer ler o primeiro parágrafo.

Foque 80% do seu tempo em escrever um título irresistível primeiro e o restante será mamão com açúcar. O propósito de cada sentença é ser instigante o suficiente para seu leitor querer ler a próxima sentença.

Use palavras simples e de fácil entendimento. Evite jargões ou palavras longas demais. Não faça seu leitor ter que pensar muito para entender seu texto.

A simplicidade vende (e muito)...

O seu texto tem que soar que foi escrito por um ser humano e não por um robô. As pessoas se conectam com outras pessoas. Escreva da maneira que você se comunica com outras pessoas no mundo real.

Continuamos no próximo artigo!