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29 de julho de 2019

Como escrever uma copy matadora para sua landing page usando a Fórmula 4/1

Uma copy de alta conversão é um texto persuasivo que move o receptor para o lado do "SIM" usando frameworks, formulas, técnicas testadas de persuasão e a linguagem certa para seu público alvo.

Uma copy de alta conversão é um texto persuasivo que move o receptor para o lado do "SIM" usando frameworks, formulas, técnicas testadas de persuasão e a linguagem certa para seu público alvo.

Quanto mais você entender a conversa que está acontecendo na mente do seu receptor, maior sua chance de converter os visitantes do seu site em novos clientes.

O segredo para aumentar a taxa de conversão da sua página de vendas em até 10x é resistir o impulso de ir direto para o Google Docs e escrever como se não houvesse amanhã.

A regra 4/1 elimina bloqueios na hora de escrever uma copy de alta conversão porque é focada em 4 pilares importantes: um receptor, uma grande ideia, uma promessa e uma única oferta.

Uma copy de alta conversão vive em um mundo de testes A/B medindo diferentes headlines, parágrafos de abertura e ofertas. A regra de ouro é rodar experimentos usando uma fonte de tráfego alinhada com o perfil do seu receptor.

Mas não garanta vitória por um resultado atípico. Sua maior vitória deve ser seu aprendizado para criar seu próximo teste.

A regra de ouro é: "always be learning".

A primeira fase se trata de pesquisa, pesquisa e mais pesquisa. Anote suas sessões de brainstorming, ideias e fragmentos de textos para compor sua obra final.

A segunda fase é o ato de escrever a copy e esboçar o visual da sua landing page.

A terceira fase contempla os testes, uso de ferramentas de analytics e gravação de tela dos visitantes em sua página, e claro, análise dos resultados.

Última parte? Repita.

Há dezenas de métodos de pesquisa, como quizzes, entrevistas, mineração de reviews, votações, mapas de calor, analytics até transcritos de conversas.

É provável que você já tenha feito uma pesquisa antes. Porém, a diferença em escrever uma copy de alta conversão é a maneira como você enxerga o material coletado.

A maioria dos copywriters estão buscando uma proposição de valor ou algum benefício que chame atenção, enquanto deveriam estar a procura de uma mensagem que sintetize a intenção do seu receptor.

Por isso é importante formular hipóteses para possíveis landing pages e ir selecionando trechos da sua pesquisa. É assim que você escreve uma copy sem partir de uma página em branco.

Explore a intenção do visitante em seu site e deixe claro neste documento de pesquisa o nível de consciência do seu receptor sobre seu produto.

Depois da fase de pesquisa, você pode escrever sem medo seu primeiro rascunho. Escreva sem restrições, sem revisar e muito menos reler o texto inteiro a cada parágrafo.

O tom da sua mensagem surge naturalmente usando essa técnica.

É um método simples, não acha?

Lembre-se: quando você estiver escrevendo seu rascunho, use tudo que estiver a sua disposição desde formulas, templates, blocos de persuasão e qualquer coisa que te ajude a transmitir sua mensagem.

Outro dispositivo de persuasão muito poderoso é o uso de testemunhos de clientes.

Uma copy bem feita descreve uma experiência e não apenas um texto estiloso com uma pilha de gatilhos mentais. Os testemunhos são imbatíveis por esse motivo.

A copy de alta conversão prioriza a voz dos clientes, inclusive, algumas landing pages fazem uso de testemunhos direto na headline. O elemento de prova social pode ser um divisor de águas na sua mensagem de marketing.

Um erro bastante comum na hora de escrever copy é falar apenas de características do seu produto. Seu esforço deve ser concentrado em escrever benefícios impossíveis de serem ignorados.

A ênfase em benefícios precisa estar presente no título da sua página também, caso contrário, não chamará atenção do receptor para sequer ler o primeiro parágrafo.

Foque 80% do seu tempo em escrever um título irresistível primeiro e o restante será mamão com açúcar. O propósito de cada sentença é ser instigante o suficiente para seu leitor querer ler a próxima sentença.

Use palavras simples e de fácil entendimento. Evite jargões ou palavras longas demais. Não faça seu leitor ter que pensar muito para entender seu texto.

A simplicidade vende (e muito)...

O seu texto tem que soar que foi escrito por um ser humano e não por um robô. As pessoas se conectam com outras pessoas. Escreva da maneira que você se comunica com outras pessoas no mundo real.

Continuamos no próximo artigo!

Rainer Borene

Founder na MemberKit

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