Se você atua no mercado de infoprodutos é muito provável que já esteja familiarizado com o conceito de domínio.
Um domínio nada mais é do que um endereço virtual na internet.
O link www.memberkit.com.br é endereço online da MemberKit, a forma como as pessoas podem nos encontrar no universo virtual.
Porém, embora esse possa ser um assunto familiar para os produtores de conteúdo, nem todos entendem a importância de ter um domínio próprio.
Mas afinal, quais são as vantagens de ter esse endereço online?
Posso vender mais?
Conseguirei atrair mais clientes?
É para responder essa pergunta que preparamos este artigo!
Nós já explicamos que o domínio é o endereço online dos sites.
Porém, é importante entender que por trás de cada “nome” de uma página existe um número.
Esse número é o que chamamos de IP (sigla para Internet Protocol).
Ele é composto por quatro sequências de números que vão de 0 a 255.
Um exemplo seria: 192.158.1.38.
Cada máquina que navega na internet precisa ter um número IP.
É dessa forma que identificamos cada conexão na grande rede de computadores e conseguimos estabelecer uma comunicação.
Contudo, nem é preciso pensar muito para perceber que memorizar esses números seria inviável para acessarmos os nossos sites favoritos.
É por conta disso que foi criado o conceito de URL (Uniform Resource Locator) ou endereço eletrônico, uma forma mais fácil de encontrar os sites pela internet.
O conceito de domínio próprio (ou personalizado) existe porque é possível ter uma presença online sem ter um “nome próprio” na internet.
É como se a pessoa estivesse “tomando emprestando” o nome de outra empresa para aparecer na web.
Isso era bastante comum no passado, com sites sendo criados em plataformas como Blogspot, WordPress ou Wix.
Nesses casos, o site seria algo como:
Embora ainda seja possível criar um site dessa forma, você vai perceber que há vantagens importantes de possuir um domínio personalizado.
Antes de discutirmos as vantagens de um domínio próprio, é importante falar sobre a extensão da URL.
Trata-se da parte que aparece depois do ponto (.) no endereço online, como “.com” ou “.org”.
O nome técnico da extensão é gTLD (Generic Top-Level Domain) e determina a categoria à qual o domínio pertence.
Alguns exemplos de extensões e seus usos são:
Também existe uma parte da extensão que determina a origem nacional do domínio.
O “.br” serve para identificar domínios brasileiros, por exemplo.
Existem bons motivos para ter um domínio personalizado.
Como produtor de conteúdo, isso pode ser ainda mais importante.
A seguir, separamos alguns motivos para você começar a pensar nisso agora mesmo.
Utilizar domínios “emprestados”, como os oferecidos gratuitamente por algumas plataformas, pode causar uma má impressão em quem visita o site.
Além de transmitir a mensagem de que o dono da página não investe no próprio negócio, pode também transparecer amadorismo e desorganização.
É verdade que esse aspecto pode soar subjetivo.
Entretanto, é um fato que um domínio próprio é capaz de transmitir credibilidade na internet.
O produtor de conteúdo que está interessado em oferecer uma experiência completa para seus clientes, especialmente dentro de uma área de membros personalizada, deveria considerar seriamente aderir a um domínio próprio.
Além disso, o domínio emprestado não pertence de fato ao infoprodutor.
Portanto, corre-se o risco de perder todo o conteúdo do site em algumas situações específicas – como no caso de suspensão da conta.
Outra grande vantagem de ter um domínio próprio é a possibilidade de usar um e-mail personalizado.
É possível, por exemplo, usar endereços para setores específicos, como:
Também dá para criar um e-mail para o público entrar em contato ([email protected]).
Dessa forma, cria-se uma espécie de “triagem” com base no destinatário dos e-mails.
Além disso, a utilização de um endereço personalizado também contribui para transmitir credibilidade aos clientes.
Ao utilizar um serviço de domínio gratuito o usuário recebe um subdomínio dessa empresa.
Esse é um endereço com muitas limitações, não permitindo a criação de outros subdomínios.
Contudo, com um domínio próprio, é possível personalizar e criar seus próprios subdomínios.
Alguns exemplos:
De forma semelhante ao que acontece com o e-mail personalizado, um subdomínio permite organizar melhor o seu conteúdo.
Em vez de concentrar todos os seus esforços em uma única página, é possível dividir a navegação para que o usuário tenha uma experiência melhor.
Reforçando que essa estratégia também pode causar uma boa impressão aos visitantes, aumentando a sua credibilidade.
Um domínio personalizado é muito mais fácil de memorizar e é mais amigável na hora de compartilhar.
Isso significa que vai ser mais fácil convidar as pessoas para visitarem o site.
Em um domínio “emprestado”, o nome da empresa acaba não ficando em destaque.
O endereço “meusite.wordpress.com” não chama tanta atenção para a marca como a URL “meusite.com”.
Portanto, um domínio próprio é essencial para aqueles que querem se destacar no meio online.
Por fim, a última vantagem de ter um domínio próprio diz respeito ao rankeamento em mecanismos de busca.
Não é mistério para ninguém que estar na primeira página do Google pode favorecer consideravelmente um negócio.
Com mais visibilidade, mais acessos.
Com mais acessos, mais vendas.
Porém, quem utiliza um domínio “emprestado” tem mais dificuldade de conseguir essa façanha de estar na primeira página das buscas, já que o endereço não permite personalização.
Do ponto de vista técnico, os mecanismos de busca (como Google, Yahoo e Bing) até mesmo favorecem os domínios personalizados.
Existem até métricas específicas que medem a “força” de um domínio.
O “Domain Authority” ajuda a dizer se um site está bem posicionado (no geral) dentro dos buscadores.
Já entendemos a vantagem de ter um domínio próprio.
Mas como escolher o nome do nosso endereço online?
Esse é um dos maiores desafios de quem está planejando criar um domínio personalizado.
Afinal, os “melhores nomes” já estão ocupados.
Contudo, ainda existem excelentes alternativas disponíveis, especialmente se o seu negócio possui algumas características únicas, como um nome exclusivo ou algo semelhante.
Confira algumas dicas que podem ajudá-lo nesse sentido.
Tenha em mente que as pessoas vão precisar digitar o seu domínio na hora de buscá-lo.
Será que elas vão conseguir escrever o nome da sua empresa se ele for muito complicado?
Imagine uma empresa cujo nome é Agência Alfa Amadores e o domínio é www.agenciaalfaamadores.com.
Esse é um endereço nada fácil de digitar por conta da sequência de letras “A”.
Também é importante evitar ambiguidades ou palavras que possam gerar confusão.
Os domínios www.comoascender.com e www.comoacender.com contém palavras que são homônimos, ou seja, possuem a mesma pronúncia.
Tome como exemplo o domínio da Agência Alfa Amadores novamente.
Um endereço longo pode dificultar a digitação e impedir as pessoas de acessarem o site.
Uma boa ideia seria abreviar o domínio para www.agenciaalfa.com ou pensar em um nome diferente, talvez mais criativo.
Como mencionado no tópico anterior, a criatividade pode ajudar a criar um nome único e diferente para o seu domínio.
A Agência Alfa Amadores poderia optar pelo endereço www.agenciadosalfas.com ou www.agenciadosamadores.com.
Um brainstorm em equipe pode ajudar a gerar muitos nomes criativos.
Muitos caracteres nem são permitidos na hora da criação de um domínio.
Entretanto, outros são permitidos, mas é recomendado evitá-los.
Embora um traço ou sinais especiais possam fazer parte do nome da sua empresa, no domínio é bom não usar esses caracteres.
A empresa Guarda-chuva +Barato poderia optar pelo endereço www.guardachuvamaisbarato.com – embora seja uma URL um pouco longa.
Em se tratando de extensão de domínio, o bom e velho “.com” ainda é a melhor opção.
No Brasil, o “.com.br” também funciona muito bem.
Porém, novas extensões podem ser usadas de maneira estratégica para criar nomes criativos.
Mas é preciso tomar cuidado: algumas extensões são reservadas para propósitos específicos, como “.edu” (para a educação) e “.gov” (para repartições públicas).
O processo de registro de um domínio não é complicado.
Na verdade, é algo bastante simples.
Para endereços com extensão “.com.br”, é preciso acessar o site Registro.br.
O primeiro passo é verificar a disponibilidade do domínio.
Caso o nome escolhido esteja disponível, é só proceder com a compra.
O comprador pode optar por registrar o domínio por múltiplos de 1 ano, podendo assegurar o registro por até 10 anos de uma vez e renová-lo posteriormente.
Para as demais extensões, é preciso recorrer a outras empresas que negociam domínios na internet.
Existem diversas opções, como GoDaddy, NameCheap ou Domain.com.
As empresas de hospedagem, como HostGator, Bluehost e Hostinger também oferecem esse serviço de compra de domínio personalizado.
O processo geralmente é parecido:
Vale a pena lembrar que, para ter um site próprio, não basta apenas ter um domínio personalizado.
Também é preciso contratar um serviço de hospedagem, além de optar por uma forma de construir o conteúdo da sua página.
Se você chegou até aqui, é provável que esteja convencido da importância de ter um domínio próprio.
Como produtor de conteúdo, você pode ter inúmeros benefícios ao usar essa estratégia.
Na MemberKit, você pode utilizar o seu domínio personalizado para melhorar ainda mais a percepção de marca para os seus alunos e clientes.
E é bem fácil fazer a configuração em nossa plataforma.
Basta apenas seguir os passos abaixo:
Se preferir, aqui tem um tutorial em vídeo:
Viu como é fácil registrar o seu domínio personalizado na MemberKit e usá-lo em sua área de membros?
Em poucos minutos você conclui a configuração e em breve poderá desfrutar das vantagens de um domínio próprio.
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