Afinal, qual área de membros devo escolher? MemberKit, Hotmart Club, Nutror ou Membertizze

  • Avatar Eduardo Harada
  • 08 de março de 2023
  • 8min de leitura

Criar uma área de membros para a entrega de conteúdo para alunos e clientes é uma tendência no mercado digital para infoprodutores.

Na verdade, já faz alguns anos que esse modelo tem se popularizado e algumas opções estão disponíveis atualmente.

Entre elas, algumas das mais conhecidas estão ligadas às plataformas de vendas, como Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Contudo, há alternativas interessantes e que trabalham de forma independente, oferecendo uma série de benefícios para os infoprodutores.

A MemberKit é uma dessas opções, com a capacidade de aumentar em até 10 vezes o engajamento dos alunos, além de estimular as indicações e recompras.

Mas qual é a diferença entre cada uma dessas áreas de membro?

Como elas se diferenciam entre si? E o que eu devo observar na hora de escolher uma plataforma para hospedar meu curso e entregar meu conteúdo?

A resposta você encontra ao ler o texto na íntegra!

Índice de Conteúdo

O que é uma área de membros?

Antes de mais nada, é importante entender o que é uma área de membros.

No nível mais básico, trata-se de um site para hospedar conteúdo que só vai ser acessível por pessoas que se tornarem membros da plataforma por meio de compra ou assinatura.

Criar uma área de membros é uma excelente forma de monetizar a entrega de conteúdo.

Esse é um modelo bastante indicado para cursos divididos em módulos ou planos de assinatura para acesso de materiais específicos.

Esse ambiente exclusivo geralmente só fica acessível por meio de um login e senha.

Dentro da área de membros, o aluno pode consumir o conteúdo (em formato de vídeos, documentos, áudio, etc.) e interagir por meio de ferramentas oferecidas que podem variar de plataforma para plataforma.

Alguns sites também disponibilizam algum nível de personalização, permitindo criar uma área de membros diferenciada.

O que não é uma área de membros

Além de explicar o que é uma área de membros, também é importante entender o que ela não é.

Isso porque pode haver certa confusão entre outros termos bastante comuns dentro do universo de produtos digitais, como plataformas de vendas ou de hospedagem de materiais.

Portanto, embora uma área de membros seja oferecida por diversas empresas – e algumas vezes em pacotes um pouco confusos –, nem tudo é uma área de membros, como veremos logo abaixo.

Área de membros não é uma plataforma de vendas

Essa é uma confusão comum, especialmente porque as principais plataformas de vendas (Hotmart, Eduzz, Monetizze) também oferecem áreas de membros.

Porém, estamos falando de coisas bem diferentes!

Como o nome pode indicar, a plataforma de vendas é a área de negociação dos cursos e infoprodutos – algo comparável a um marketplace.

Trata-se da parte que envolve a transação de compra, reembolso e avaliação daquele curso em específico.

A plataforma de vendas – também chamada de “mercado” por muitos infoprodutores – não hospeda as aulas, não entrega os conteúdos e não permite a interação entre os membros.

O termo “mercado” realmente indica bem a proposta da plataforma de vendas: a oferta dos infoprodutos para o consumidor ou afiliados.

Vale ressaltar que a plataforma de vendas faz a curadoria dos produtos digitais cadastrados na plataforma e aprova aqueles cujo conteúdo esteja de acordo com as regras.

Uma desvantagem desse modelo é a realidade de que um infoproduto acaba se tornando apenas um entre milhares.

Além disso, o conteúdo passa a ser comparável com outros, o que pode ser bom ou ruim dependendo da quantidade de vendas e avaliações.

Área de membros não é uma plataforma de pagamento

Uma plataforma de pagamento – também chamada de gateway – é um serviço destinado à manter a operação financeira.

As plataformas de vendas e as áreas de membros podem e geralmente fazem uso desse tipo de serviço para facilitar as transações.

É o gateway de pagamento que permite oferecer as diversas formas de pagamento, como cartão de crédito, débito, boleto, PIX e outras opções.

Essa variedade de métodos também vai depender da plataforma, sendo que algumas oferecem alternativas exclusivas ou mesmo diferentes das tradicionais.

Todavia, é importante entender que o gateway normalmente não interage com os consumidores, resolvendo questões como reembolso e disputas.

A responsabilidade da plataforma de pagamento é apenas o processamento financeiro.

É responsabilidade do vendedor ou da plataforma de venda intermediária lidar com tais questões.

As principais plataformas para pagamento online são:

  • PagSeguro
  • Mercado Pago
  • PayPal
  • Nuvem Pago
  • PicPay
  • Cielo
  • Moip
  • PagHiper
  • Addi
  • Iugu
  • Pagar.me
  • Stripe

Como você pode ver, existem diversas plataformas de pagamento e elas geralmente não vão oferecer uma área de membros ou mesmo um mercado de infoprodutos.

A exceção vai para as principais plataformas de vendas que já integram o gateway de pagamento e área de membros.

Nas plataformas tradicionais de pagamento,  é preciso fazer o que chamamos de integração entre o gateway e uma plataforma de vendas ou a área de membros.

Portanto, é importante entender que a área de membros não é o mesmo que a plataforma de pagamento.

Área de membros não é uma plataforma de hospedagem de vídeos

A diferença aqui talvez seja a mais fácil de identificar.

Isso porque as plataformas de hospedagem de vídeo fazem exatamente isso: apenas hospedam vídeo.

No entanto, a confusão surge a partir do momento que algumas plataformas de vendas também disponibilizam um serviço similar, dispensando a utilização de outros produtos.

As principais plataformas de hospedagem de vídeo são:

  • YouTube
  • Vimeo
  • Dailymotion
  • PandaVideo
  • SproutVideo
  • Wistia
  • Jetpack (plugin WordPress)

Novamente é importante entender que a plataforma de vídeo é diferente da área de membros, que geralmente faz uma integração com esses serviços para a exibição de conteúdo.

Também vale a pena destacar que “não existe almoço grátis”.

O YouTube aceita hospedar vídeos sem cobrança, mas trata-se de uma plataforma que não é capaz de proteger o vídeo contra pirataria.

Como consequência, as alternativas repassam o custo de consumo de banda através de planos, que geralmente refletem a porcentagem de dados consumida ou taxas escondidas.

Por conta disso, ter a liberdade de escolher a plataforma de vídeo pode fazer toda a diferença nos custos ao final do mês.

Conheça os competidores

Agora que já entendemos o que é e o que não é uma área de membros, finalmente podemos conhecer os “competidores”.

Hotmart Club

O Hotmart Club é a área de membros exclusiva da plataforma Hotmart.

Trata-se da escolha “padrão” para aqueles que escolhem hospedar seu conteúdo nessa plataforma de vendas.

Contudo, muitos fazem isso sem saber que existem alternativas.

O Hotmart Club é elogiado por conta de suas funcionalidades, preocupação com a experiência de usuário e já oferecer o serviço de hospedagem de vídeos.

Nutror

A área de membros da plataforma Eduzz é a Nutror.

Esse serviço se propõe a disponibilizar a entrega de conteúdo de forma descomplicada e de forma a facilitar a gestão dos alunos que fazem parte do grupo.

O Nutror é uma plataforma que está passando por mudanças constantes tentando se adaptar ao mercado e superar seus principais concorrentes.

Porém, frequentemente é criticada por não prezar pela experiência de usuário.

Membertizze

Uma outra grande plataforma de vendas do mercado também possui uma área de membros própria.

A Membertizze é a solução da Monetizze para gerenciar alunos e entregar conteúdo.

Embora não seja tão popular quanto as duas opções anteriores – especialmente por conta da popularidade das plataformas de vendas –, a Membertizze se esforça para oferecer a melhor jornada para os membros.

Diversas funções são integradas regularmente ao produto.

MemberKit

A MemberKit é a solução que oferecemos para o mercado para quem precisa de uma área de membros.

O nosso serviço é independente das plataformas de vendas, o que significa que você pode escolher aquela que mais lhe favorece.

Também nos destacamos por oferecer um bom sistema de personalização, integrações diversas com outras ferramentas e um suporte rápido e eficiente.

Mas agora que já sabemos quem são os competidores, que tal conhecer as vantagens e desvantagens oferecidas por cada um deles?

Hotmart Club: vantagens e desvantagens

Vantagens

  • É “gratuita” para membros da plataforma Hotmart, cobrando apenas uma taxa sobre a venda
  • Possui um layout e design intuitivos e fácil de usar
  • Oferece o serviço de hospedagem de vídeos (cobrado à parte)
  • Conta com um sistema de pagamentos exclusivo, o HotPay

Desvantagens

  • Está vinculado a uma das plataformas mais “caras” para os infoprodutores
  • Não oferece tantas integrações, privilegiando seus próprios produtos
  • O suporte é lento e não tão eficiente
  • A exclusividade que a Hotmart exige dos infoprodutores

Nutror: vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Está vinculado com uma das plataformas mais “baratas” para os infoprodutores
  • Gratuita para quem utiliza a plataforma Eduzz
  • Cursos e alunos ilimitados
  • Oferece um serviço de hospedagem de vídeos (cobrado à parte)

Desvantagens

  • Interface pouco intuitiva
  • Poucas opções de integração
  • Suporte somente via e-mail

Membertizze: vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Layout e design intuitivos
  • Está vinculado com uma das plataformas mais “baratas” para os infoprodutores
  • Gratuita para quem utiliza a plataforma Monetizze
  • Oferece várias opções de personalização

Desvantagens

  • Muitos alertas de fraudes com os conteúdos
  • Suporte ineficiente, lento e que não é atualizado faz alguns meses

MemberKit: vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Oferece uma grande variedade de integrações
  • Independência de plataforma de vendas, permitindo escolher a mais vantajosa para o infoprodutor
  • Layout e design intuitivos e fácil de utilizar
  • Suporte e atendimento rápido e eficiente
  • Sistema de gamificação
  • Personalização de URL e do layout

Desvantagens

  • Não oferece plataforma de vídeo própria
  • Opção de plano a partir de 1.000 alunos

Afinal, qual escolher?

Agora que já conhecemos bem os competidores, bem como algumas de suas vantagens/desvantagens, surge a pergunta: qual área de membros escolher?

Mesmo diante dos dados, essa pode ser uma dúvida difícil de responder, especialmente porque cada infoprodutor pode estar em uma fase diferente.

Portanto, a melhor resposta para essa pergunta é: depende.

Se você é um infoprodutor iniciante e que está começando no mercado de produtos digitais, a melhor solução pode ser optar por uma área de membros vinculada a uma plataforma de vendas.

Se o seu produto está sendo oferecido na Hotmart, comece pelo Hotmart Club.

Se o seu produto está no Eduzz, opte pelo Nutror.

Se está na Monetizze, escolha a Membertizze.

Essa fase inicial é recheada de aprendizagem, motivo pelo qual realmente é importante experimentar essas áreas de membro e conhecer suas vantagens e desvantagens por conta própria.

Agora, se você é um infoprodutor intermediário ou avançado, a nossa recomendação é começar a procurar uma solução de área de membros especializada.

Uma das principais vantagens de optar por uma plataforma independente é exatamente a possibilidade de escolher vender por qualquer uma das plataformas.

Muitos infoprodutores até gostam do Hotmart Club, mas estão insatisfeitos com as altas taxas da Hotmart.

Dessa forma, escolhem vender pela Eduzz, mas também não gostam da área de membros oferecida, a Nutror.

Diversos exemplos poderiam ser dados e todos eles teriam como a única alternativa uma área de membros externa e independente das plataformas de vendas.

Portanto, ao escolher uma área de membros, avalie em que estágio você está e escolha aquela opção que melhor se encaixa em suas necessidades.

Conheça mais sobre a MemberKit

Como você pode ver, fomos muito sinceros ao não recomendar a MemberKit em todas as situações.

Afinal, sabemos que a nossa área de membros é um produto voltado para um público bem específico: infoprodutores que querem oferecer a melhor experiência para seus alunos, com um vasto sistema de integrações e outras funcionalidades.

Sabemos que nossos clientes produzem um conteúdo de valor e por isso queremos oferecer a melhor plataforma para disponibilizar esse conteúdo – não importa qual seja o seu formato.

Também prezamos pela independência e por isso que, desde a nossa fundação em 2017, temos mantido a independência e crescido de forma autônoma – sem investimentos externos e conflito de interesses que possam prejudicar nossos parceiros e clientes.

Quer conhecer mais sobre a MemberKit e a nossa solução de área de membros?

Então acesse o nosso site e entre em contato para tirar todas as suas dúvidas!

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