Um ambiente virtual especialmente projetado para a entrega de conteúdo digital em diversos formatos, como cursos em vídeos, palestras, etc.
A frase anterior bem que poderia ser um resumo simplificado do que significa uma área de membros. Mas a verdade é que esse pode ser um assunto muito mais rico e por isso seria impossível resumir ele em tão poucas palavras.
Uma área de membro é um espaço online usado por produtores de conteúdo que desenvolvem um produto digital e planejam entregá-lo para seus clientes de forma organizada e estruturada.
Por conta disso, a experiência é uma das palavras-chave quando esse é o assunto, sendo extremamente importante oferecer o melhor para que o consumidor se sinta satisfeito.
A MemberKit é uma empresa especializada e se destaca por oferecer exatamente uma área de membros com uma experiência única para seus clientes.
Entenda mais sobre esse tema lendo este artigo!
Podemos entender a área de membros como uma sala de aula virtual (com algumas ressalvas).
Muitas escolas e instituições de ensino adotam esse formato para entregar a matéria de estudo para os alunos.
No meio educacional, uma área de membros poderia ser categorizada como um sistema de Learning Management System ou LMS.
Também conhecida no Brasil como Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA), essa abordagem tem ganhado cada vez mais relevância com a adoção de sistemas computadorizados de ensino, como o Ensino à Distância (EAD) por meio de videoaulas.
Uma área de membros, portanto, nada mais é do que um nome diferente para a aplicação do conceito de LMS.
No nicho de marketing digital, esse termo ganhou popularidade e trata-se da forma como muitos especialistas chamam o ambiente de entrega de conteúdo de cursos, palestras, mentorias e outros produtos digitais.
Além de entender o que é uma área de membros, é importante entender o que ela não é.
Muitas pessoas confundem esse termo com a expressão infoproduto, mas elas não representam a mesma coisa.
A área de membros geralmente é o meio pelo qual um produto digital é entregue, e não o produto digital propriamente dito.
Embora a área de membros possa ser considerada um infoproduto em casos muito específicos – como poderia ser no caso da MemberKit –, a área de membros é algo diferente do infoproduto.
Outra confusão que muitos fazem ao se deparar com o conceito de área de membros é acreditar que ela é uma sala de aula.
Fizemos essa comparação alguns parágrafos acima, mas é preciso entender a diferença entre esses conceitos.
Uma sala de aula é um lugar que geralmente oferece a opção de interação direta e em tempo real entre o aluno e o professor.
Isso é especialmente válido para instituições de ensino que adotam o método síncrono (ou simultâneo) para a entrega das aulas.
Uma área de membros geralmente aposta na modalidade assíncrona de entrega de conteúdo, com vídeos gravados e interação por meio de outros métodos.
A sala de aula e a área de membros guardam algumas semelhanças, mas é importante entender que elas não necessariamente podem significar a mesma coisa.
Embora possa oferecer ferramentas de interatividade, uma área de membros não é apenas um espaço para discussões e interação.
Na verdade, a entrega de conteúdo é o que impera ao falarmos de uma plataforma como essas.
Porém, diversas opções do mercado oferecem ferramentas como um fórum de discussões para os alunos.
Um dos principais diferenciais de algumas áreas de membro é a forma de dispor as aulas e módulos oferecidos.
Embora isso seja importante, uma área de membros de qualidade é muito mais do que somente o formato de exibir os materiais.
Sem a preocupação com integrações, formatos de entrega e interatividade, uma simples vitrine de conteúdo não pode ser considerada uma área de membros completa.
Já entendemos o que é e o que não é uma área de membros.
Mas afinal, para que serve de fato uma área de membros?
Existe algumas situações em que esse sistema é especialmente útil.
Uma das principais funções de uma área de membros é automatizar a entrega de conteúdo da forma como ele foi planejado.
É verdade que todo o material pode ser despejado de uma só vez para que os alunos possam escolher como consumir, mas isso quase nunca é a melhor opção.
Conteúdos bem estruturados são projetados para serem consumidos em uma ordem correta e até mesmo de acordo com uma regularidade adequada.
Além disso, uma entrega planejada ajuda a evitar a overdose de informações e garante que o conteúdo não será copiado dentro do prazo de garantia.
Uma área de membros personalizada permite fazer exatamente isso, facilitando a entrega dos materiais para estudo conforme um cronograma pré-estabelecido.
Para garantir o sucesso de um produto, é preciso ter a certeza de que os alunos estão aproveitando corretamente o conteúdo oferecido.
Uma área de membros personalizada permite acompanhar o progresso dos estudantes, verificando a sua evolução ao longo do tempo.
Dependendo da plataforma, é possível gerar relatórios e até mesmo aplicar técnicas de gamificação para proporcionar uma experiência de aprendizagem ainda mais engajadora – um dos grandes destaques da plataforma da MemberKit, diga-se de passagem.
Fazer esse acompanhamento é uma das melhores formas de melhorar os resultados de um produto digital, pois é possível entender como os alunos estão consumindo o conteúdo e se estão gostando da trilha proposta.
Uma característica que distingue uma área de membros é a sua tela de login personalizada.
Porém, além de bonita, essa pagina é um dos recursos que permite fazer o controle de acesso aos conteúdos oferecidos.
Se você vende um produto digital, não vai querer que ele esteja acessível para aqueles que não pagaram por ele.
Portanto, uma área de membros personalizada oferece esse controle, além ajudar a manter o acesso ao conteúdo somente àqueles que têm permissão para isso.
Imagine um aluno que não cumpriu com o seu compromisso de pagar por uma mensalidade ou anuidade, por exemplo.
Uma área de membros pode ajudar a impedir acesso ao conteúdo nesses casos.
Dependendo das funcionalidades disponíveis, uma área de membros também pode oferecer os recursos necessários para interagir com os alunos.
Uma área de fórum, um bate-papo ou a opção de deixar comentários são método para criar esses momentos de interação.
Como estamos falando de um ambiente de acesso exclusivo, é indicado dispor de algumas ferramentas próprias para a comunicação.
Mensagens por meio de aplicativos, e-mails e outros métodos tradicionais com certeza são funcionais, mas talvez não sejam os mais indicados para proporcionar a interatividade em uma área de membros.
É por isso que essa plataforma é tão indicada para estar mais perto dos alunos e clientes de um determinado produto.
Por fim, uma situação na qual uma área de membros se mostra realmente útil é para proteger os conteúdos disponibilizados.
A pirataria é uma dos problemas mais graves enfrentados por produtores digitais e isso causa prejuízos sérios.
Uma área de membros oferece soluções para garantir a proteção dos conteúdos hospedados, além de impedir acessos não autorizados.
Dependendo da plataforma, esses recursos podem ser mais ou menos eficientes para impedir a pirataria dos materiais disponibilizados para o público.
Embora seja uma solução muito indicada para diversas situações, uma área de membros não é a resposta para todos os problemas.
Dependendo do produto digital oferecido, uma plataforma como essas pode não ser a mais indicada.
Se você apenas vende um produto físico, por exemplo, uma área de membros pode ter pouca utilidade – a não ser que algum conteúdo extra seja oferecido, como uma aula explicando como utilizar o produto.
O fato é que existem algumas circunstâncias nas quais uma área de membros se torna indicada aos infoprodutores.
Se o seu produto atende a pelo menos um dos critérios abaixo, você pode tirar proveito de uma área de membros personalizada:
É importante destacar que, embora uma área de membros não seja uma solução para todos os problemas, certamente é a melhor alternativa para quem enfrenta as situações acima.
Dependendo do seu produto, essa plataforma pode abrir ainda mais as portas dentro do seu nicho e expandir ainda mais o seu negócio.
Empreendedores que se enquadram em uma dessas situações certamente deveriam conhecer uma área de membros personalizada e os benefícios que elas oferecem.
Na hora de pesquisar uma área de membros, é preciso ficar atento às funcionalidades que a plataforma oferece.
Assim como muitos mercados, esse nicho já recebeu muitos competidores, mas nem todos oferecem os recursos que realmente importam para os usuários (alunos e produtores digitais).
Portanto, ao procurar uma área de membros para atender as suas necessidades, fique de olho nas seguintes funcionalidades:
Uma das maiores promessas das áreas de membros é a possibilidade de personalizar o visual conforme o “gosto do cliente”.
Isso nem sempre se mostra uma verdade em boa parte dos produtos disponibilizados, que oferecem apenas certo nível de personalização.
Uma plataforma 100% White Label (termo que denomina a possibilidade de personalização completa) é preferível para uma experiência verdadeiramente genuína na entrega de conteúdo.
A possibilidade de utilizar um domínio personalizado também pode ser importante para alguns produtos digitais.
Uma área de membros de qualidade oferece integração com outras plataformas.
Uma escolha pouco pensada pode acabar fazendo com que o produtor fique “refém” das alternativas oferecidas para pagamento ou até mesmo a oferta do produto.
É por isso que a integração é um diferencial importante e deve ser um dos critérios a serem avaliados ao analisar um serviço de área de membros.
Além da interatividade, uma área de membros pode oferecer ainda outras formas de gerenciar os alunos.
Isso inclui uma área de comentários, avaliações constantes para acompanhar o progresso e até mesmo a possibilidade de emitir certificados para a conclusão do curso.
Outras funcionalidades importantes incluem a possibilidade de visualizar dados como: data do último acesso, reenvio automático de senhas, filtro de turmas por status (ativo, pendente, etc.) e bloqueio caso haja algum desacordo comercial entre as partes.
Algumas plataformas oferecem uma área de membros gratuita e vinculada aos demais serviços oferecidos.
Já adiantamos que essa nem sempre é solução ideal, especialmente por conta da dependência criada com aquela plataforma.
Esse é o caso da área de membros oferecida por plataformas como Hotmart (o Hotmart Club), Eduzz (o Nutror) e Monetizze (o Membertizze).
Dependendo da opção escolhida, uma área de membros pode custar mensalmente entre R$ 97 a R$ 1.457, variando em diversos aspectos, como recursos oferecidos ou alunos atendidos.
A MemberKit, por exemplo conta com planos acessíveis que começam com R$ 197/mês.
Essa expressão – “área de membros externa” – surge da necessidade de fazer referência à uma área de membros que não esteja diretamente vinculada a uma plataforma de venda de produtos digitais.
É o caso de uma área de membros que não seja oferecida por sites como Hotmart, Eduzz ou Monetizze, por exemplo.
Essa diferenciação é importante porque uma área de membros externa traz algumas vantagens interessantes para aqueles que querem dar o “próximo passo” em seu negócio digital.
A primeira grande vantagem de utilizar uma área de membros externa é exatamente a independência das plataformas mencionadas acima.
Ao utilizar uma área de membros externa, você pode escolher vender o seu curso tanto na Hotmart, Eduzz e Monetizze – não ficando preso em uma delas.
Além disso, também é possível utilizar diferentes meios de pagamento, como PagSeguro, MercadoPago e até mesmo as plataformas já mencionadas e seus sistemas próprios.
A possibilidade de personalizar o visual e a experiência do usuário também é um diferencial importante de boa parte das áreas de membros externa.
A MemberKit é uma plataforma que oferece um serviço de área de membros para infoprodutores.
Com a MemberKit, os nossos clientes podem escolher:
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